Cultura, Esporte e Lazer / MOTIVAÇÃO

21 de Outubro de 2017 15h20

Bom de Bola, Bom de Escola proporciona descoberta de novos conhecimentos

21/10/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O Complexo Esportivo Dom Aquino está funcionando na sua integralidade com os alunos da rede pública participantes do programa “Bom de Bola, Bom de Escola”, que tem reunido atletas aspirantes nas modalidades de futebol, futsal, tênis de mesa e atletismo no masculino e feminino.

Retomado há dois meses pela gestão Emanuel Pinheiro, o programa Bom de Bola, Bom de Escola tem obtido 100% da adesão dos alunos. O projeto abrange 11 escolas públicas.

As aulas estão distribuídas nas terças e quintas-feiras com as turmas de futsal, tênis de mesa e atletismo. Nas quartas e sextas-feiras são atendidos os alunos do futebol, modalidade que conta com o maior número de adeptos. Ambas as atividades são acompanhadas por uma equipe da Secretaria de Saúde do Município, nas avaliações de clinica geral e psicológicas. O projeto conta com a parceria ainda das Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Educação. Todos alunos ganharam uniformes.

As aulas esportivas são baseadas em ações pedagógicas especializadas na aplicação ao esporte, trabalhando capacidade e habilidades motoras das crianças, fortalecendo aspectos sócios educacionais de responsabilidades dos professores.

O medalhista Olímpico Vicente Lenilson é um dos integrantes do projeto, assim como o ex-jogador da seleção brasileira, Júlio Cesar, que é o embaixador do programa, ambos com destaque internacional.

Lenilson é campeão brasileiro dos 100 metros rasos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, em Sydney, e ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007, no revezamento 4x100m rasos. Em Cuiabá, desde 2013, ele atualmente comanda o Instituto Vicente Lenilson (IVL), com atletas iniciantes e de alto rendimento no atletismo, cadastrado no Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública (CONDERP) da Prefeitura de Cuiabá.

“Eu fui convidado como voluntário para o Bom de Bola, Bom de Escola, um projeto fantástico, o município acertou em cheio. Cuiabá estava carente de incentivos de esportes para crianças. Acho que o prefeito Emanuel Pinheiro mandou muito bem e eu me voluntariei até dezembro”, afirma Lenilson.

Para as famílias, o Bom de Bola, Bom de Escola foi a oportunidade que faltava para as crianças e também dá tranquilidade em saber que os filhos poderão sonhar com um futuro promissor, além da sala de aula.

A dona de casa Eliane Moreira, mãe do pequeno Francisco Jair Moreira, da turma tarde do futsal, disse que com a chegada do projeto o seu filho desenvolveu muito na escola. “Eu vejo as crianças muito mais motivadas em irem à escola. E eu mais tranquila sabendo que duas vezes na semana ele tem essa atividade extra que tem feito ele se sentir muito melhor, principalmente, na relação com seus coleguinhas. Estou muito satisfeita com o projeto. Lá o meu filho tem uniforme, a escola disponibiliza o transporte para levar e trazer, acompanha a saúde do meu filho e ainda muda a nossa realidade pra melhor”, disse emocionada Eliane.