Cultura, Esporte e Lazer / CULTURA ESPORTE E TURISMO

11 de Agosto de 2018 12h49

Artistas formados pelo curso ‘Seja Um Contador de Histórias’ se apresentam no MISC

11/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Divulgação

Formados pelo curso ‘Seja Um Contador de Histórias’, realizado por meio de edital do Conselho Municipal de Cultura, contadores do município participam neste sábado (11) do evento “Mato Grosso Tem uma História em Cada Canto". O encontro acontece no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), onde será reforçado o valor cultural do segmento, que valoriza, além da narrativa oral, o livro e a leitura literária.

A contadora profissional, Alicce Oliveira, explica que esta é uma arte milenar e está presente, mesmo que de forma tímida, em vários segmentos da sociedade. Sendo assim, a atividade não se limita aos espaços teatrais, podendo ser desenvolvida também em escolas, praças, bibliotecas, hospitais, parques, livrarias, museus, eventos literários e muitos outros.

De acordo com o secretário de Cultura Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, foi pensando nesses aspectos que a Pasta, junto ao prefeito, Emanuel Pinheiro, viabilizou a proposta da capacitação com o Conselho. “O curso foi voltado à motivação e instrumentalização de novos agentes, fazendo referência ao desenvolvimento de projetos de estímulo à leitura por meio da contação de histórias.”, disse.

Há mais de 20 anos atuando na área, Alicce foi quem desenvolveu e promoveu o curso, que aconteceu ao longo do mês de junho. Agora, ao lado de ex-alunos e profissionais de outras cidades, ela continua a trabalhar para difundir esta arte.

Gratuito e destinado a todos públicos, o encontro revelará a riqueza desta antiga arte, pela qual a cultura se moldou de geração em geração. “Em um primeiro momento pode parecer que é uma coisa voltada para as crianças apenas, mas não. São histórias para toda a família. Todo mundo gosta de ouvir”, afirma.

Ela reforça ainda o papel da atividade na aproximação do público com a literatura, uma vez que a transmissão da cultura e de conhecimentos populares também se dá pela forma escrita. “As temáticas são variadas e acontecem de maneiras diferentes. Tem contador sozinho, duplas, trios. Tem gente contando por meio da música, por meio de livros. Há espaço para tudo.”

Na mesma data, contadores realizam suas apresentações em outros 12 municípios de Mato Grosso.

 

 

Serviço

O que: contação de histórias -  "Mato Grosso Tem uma História em Cada Canto"

Horário: A partir de 18h

Endereço: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) -Rua Voluntário da Pátria, nº 79 – Centro.

Contato: https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/