Cultura, Esporte e Lazer / DIA MUNDIAL DO TURISMO

26 de Setembro de 2018 11h52

Ação com turismólogos e estudantes fomenta atividade em Cuiabá

26/09/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Iniciando as comemorações do Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Bacharel em Turismo, a Prefeitura de Cuiabá promoveu um encontro entre representantes do setor e instituições de ensino na quarta-feira (26), na Praça Alencastro. O evento marca a parceria entre a gestão e o Estado em busca do fortalecimento de uma das mais promissoras atividades econômicas da região.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo, o encontro dá início a um ciclo de ações idealizadas pela administração rumo à consolidação da cidade como ponto turístico, especialmente para o segmento dos negócios. Para isso, foram convocados alunos, professores e coordenadores do curso de Turismo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Faculdade de Cuiabá (Fauc).

“Cuiabá precisa muito desses alunos e profissionais da área. Ouvimos muitos dizer que Mato Grosso é um estado de oportunidades e também queremos fazer parte disso, chamando a atenção para nossos atrativos, história e cultura, que apresentam grande potencial para atrair os viajantes. O jeito caloroso do novo povo contribui muito com isso.”

A data, comemorada mundialmente no dia 27 de setembro será lembrada com outras atividades realizadas nas instituições até o fim da semana. 

O diretor-geral do IFMT, Cristovam Albano, também destaca a importância do turismólogo neste contexto. “O IFMT que comemorou recentemente 109 anos tem a pretensão de formar muitos profissionais nesta área. O turismo é uma das forças que leva o município para o mundo. E particularmente aqui, temos muitas potencialidades a serem exploradas”, disse.

Palco para apresentações do Coral Municipal e do projeto Piano Gente, a praça abrigou uma feira de artesanato. Ali, uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), também divulgou ações realizadas pelos principais destinos da Capital. As atividades foram encerradas com show de rasqueado do cantor cuiabano, Roberto Lucialdo.