Cultura, Esporte e Lazer / ESPORTE E EDUCAÇÃO

04 de Julho de 2017 10h49

400 crianças serão atendidas com o novo "Bom de Bola, Bom de Escola"

04/07/2017

ALESSANDRA BARBOSA

O programa “Bom de Bola, Bom de Escola” será retomado pela Prefeitura de Cuiabá. O projeto, que vai beneficiar alunos de escolas públicas, terá suas inscrições abertas a partir do dia 11 próximo e serão encerradas tão logo sejam preenchidas as 400 vagas previstas inicialmente.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, o programa ressurge com o compromisso de acompanhar o desempenho escolar dos alunos, evitando a evasão escolar e proporcionando a inclusão social por meio da descoberta de novos talentos. Neste primeiro momento, o projeto vai abranger as unidades de ensino públicas próximas do Complexo Esportivo Dom Aquino.

“O que queremos é auxiliar na formação dessas crianças e ajudar esses pais na educação de seus filhos. É para estas famílias que o projeto foi retomado. Este programa vai envolver a participação de toda prefeitura e cada Secretaria terá seu papel. Não podemos imaginar o ensino de uma prática esportiva sem a base pedagógica da educação, sem o apoio da assistência social ou mesmo sem o aval da saúde. Esta ação é a primeira dentro do contexto geral que engloba o ‘Programa Bom de Bola, Bom de Escola’. Estamos fechando parcerias importantes, que vão oportunizar a realização dos sonhos da menina e do menino, portador de deficiência e ou não, para que eles possam brilhar futuramente em campeonatos pelo Brasil e quem sabe pelo mundo a fora”, afirmou o prefeito.

As vagas disponíveis são para alunos de 06 a 14 anos, divididos entre masculino, feminino e portadores de deficiência, nas modalidades de futebol com 140 vagas, futsal com 110, atletismo com 90 e o tênis de mesa com 60. Os alunos interessados deverão procurar a direção da escola e solicitar sua “Declaração Escolar”, comprovando que o aluno está regularmente matriculado e frequentando as aulas. Em seguida, o aluno deverá se dirigir ao  Complexo Esportivo Dom Aquino acompanhado pelos pais ou responsáveis para efetuar sua  inscrição.

A atribuição da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo será em caráter técnico e organizacional do programa. Adotado pelo cronograma. A aula inaugural está prevista o dia 19 de agosto. Ao todo serão nove técnicos, que deverão observar as necessidades das crianças.

“Esse é um projeto que o prefeito Emanuel Pinheiro coloca dentre suas principais prioridades. É um projeto que oportuniza a formação do cidadão com a participação do aluno com sua família. Nesse primeiro momento, a Prefeitura entra praticamente sozinha, mas já tem parceiros como, por exemplo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já sinalizou sua participação dentro da CBF social”, detalhou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Dentro do programa, a Secretaria Municipal de Educação tem uma comissão formada por vários profissionais, para avaliar as funções pertinentes à área educacional.

"O esporte é fundamental para o melhor desempenho escolar dos nossos alunos. Existem estudos nacionais e internacionais que comprovam a melhora em até um ponto na média nas disciplinas de matemática e línguas. Então, é nossa obrigação enquanto gestor, enquanto gestão humanizada, oferecer mecanismos para o melhor aproveitamento pedagógico. Lançamos o Mais Esporte na Escola para ser um braço do ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ e a ideia é alinhar o esporte com a educação para alcançarmos uma educação de qualidade", secretário de Educação, Rafael  Cotrim.

O programa também terá como embaixador o jogador Julio César, ex-zagueiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986 e como embaixatriz a primeira-dama do município Márcia Kuhn Pinheiro.

O Programa

O “Bom de Bola, Bom de Escola” foi criado em 1998 pelo ex-prefeito Roberto França e funcionou como ‘fonte motivadora’ para que estudantes melhorassem suas notas escolares e para

estimular suas habilidades esportivas e ainda proporcionar o sonho de muitas crianças carentes em se tornarem atletas profissionais.

Segue a lista das primeiras escolas beneficiadas

EMEB Hélio de Souza Vieira

EMEB Agostinho Simplicio Figueiredo