Cultura, Esporte e Lazer / CONDECORAÇÃO

JULIA MILHOMEM BATISTA

Gustavo Duarte

Arquivo

Vinte e oito esportistas foram homenageados com o Mérito Desportivo Cuiabano, condecoração oferecida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Na 4ª edição, o objetivo é homenagear as personalidades esportistas que se destacaram nesta área, seja treinador, atleta ou incentivador.  A solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (29).

Um dos homenageados da noite foi o ex-atleta e medalhista olímpico dos 100 metros rasos de atletismo, Vicente Lenilson. Ele explicou a importância de receber a homenagem. “É gratificante para o atleta o reconhecimento não apenas dos torcedores, mas também das autoridades”, disse ao agradecer a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo pela  iniciativa em condecorar as pessoas que trabalham quase que incansavelmente pelo esporte.

Outro condecorado da noite foi o maestro da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso e Secretário de Assuntos Institucionais da UFMT, Fabrício Carvalho. “O prêmio qualifica os trabalhadores do esporte, os atletas, os agentes públicos e coloca o esporte em um patamar de igualdade com a educação, cultura, assistência social, ciência e tecnologia. É importante destacar que este evento é um reconhecimento justo que a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo faz com os desportistas do município. Não é fácil desenvolver esporte e cultura, então, todo reconhecimento que for feito às pessoas que  dedicam sua vida é uma forma justa”, completou Fabrício.

De acordo com um dos membros do Conselho Municipal Desportivo e Recreação Pública, Vilda Aparecida Lucio, existe uma seletiva para a escolha dos nomes que serão homenageados. As Organizações Governamentais e Não Governamentais entregam para o conselho uma lista dos nomes de atletas, instituições, empresas, depois o Conselho se reúne e, então, decide os agraciados.

Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, este prêmio é um reconhecimento necessário em razão de muitos talentos ligados ao esporte, ícones que ajudaram a construir em diversas modalidades a história do esporte dentro de Mato Grosso e especialmente Cuiabá.

Para ele, o poder público na sua função não só deve fomentar o esporte, mas também criar instrumentos de reconhecimento a todos estes valores. “ Isto vem ao encontro do que o prefeito Emanuel Pinheiro determina que é a questão da humanização, aproximação junto com a sociedade e principalmente estar dentro das políticas públicas voltadas às atividades desportivas. É esperado que edições como esta continuem durante estes quatro anos para poder servir de incentivo para esta geração nova”, reforçou Vuolo.