Cultura, Esporte e Lazer / AMOR À PÁTRIA

30 de Junho de 2018 09h13

1ª dama sorteia camisas da seleção e promove ação de patriotismo para crianças do Bom de Bola, Bom de Escola

30/06/2018

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Os mais de 400 alunos do programa Bom de Bola, Bom de Escola participaram de uma programação diferente, nesta sexta-feira (29), no Complexo Dom Aquino, com as aulas voltadas ao tema de patriotismo e incentivo à seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Rússia.

A ação promovida pela primeira-dama Márcia Pinheiro vem ao encontro da ideia de resgatar o sentimento patriota nas crianças, algo já estabelecido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, com o decreto que determina as escolas públicas municipais executarem o hino nacional uma vez na semana.

“O patriotismo tá muito ligado à cidadania, aos valores famíliares e estamos buscando resgatar algo que anda tão perdido nos dias de hoje. Aproveitamos o frisson da Copa do Mundo e a torcida pela seleção para reforça à importância de ter amor à pátria, orgulho pelo país porque isso lá na frente venha refletir na formação de cidadãos melhores com grandes perspectivas de um país melhor”, explicou Márcia.

As atividades contaram com a experiência do ex-zagueiro da seleção brasileira da Copa de 86, Júlio Cesar, ex-jogador reconhecido internacionalmente que tem atuado como embaixador do programa Bom de Bola, Bom de Escola.

O atleta levou aos alunos o exemplo do atacante camisa nove da seleção brasileira, Gabriel Jesus, qual, há quatro anos, estava nas ruas da sua comunidade pintando as cores do Brasil para a torcida e hoje está entre um dos principais jogadores do mundial de futebol.

“Em quatro anos a vida dele mudou completamente. Então, isso é uma realidade entre eles porque  a prefeitura oferece disciplina, educação, ordem e oportunidade para que eles possam realizar seus sonhos mesmo se não forem jogador de futebol se tornem cidadãos de bem que honre seu país e seus familiares, disse.

Júlio ainda destacou o programa que integra educação e esporte como um dos projetos do ramo de maior referência do país e vem sendo modelo para outros municípios.

“Na semana passada tive a oportunidade de estar na Câmara de Vereadores de Campos, em São Paulo, e lá se discutia projetos e levei o Bom de Bola, Bom de Escola porque, ao meu ver, ele é um dos mais completos por possuir acompanhamento de saúde, de educação, transporte e é difícil você encontrar um projeto desse instalado no cenário nacional”

Sorteio

As atividades contaram com uma série de sorteio de camisas da seleção brasileira de futebol oferecido pela primeira-dama.

Mais de 100 camisas foram distribuídas em oficinas de futebol como a realização de embaixadinhas, além de perguntas e respostas sobre a Copa do Mundo da Rússia, entre outras gincanas promocionais.

“Tratamos de assuntos importantes e levamos a eles nosso desejo de torna-los grandes cidadãos, acima de tudo, e coroamos tudo isso com essa brincadeira sadia e legal porque são crianças simples e humildes, muitas vezes, elas veem o coleguinha com a camisa e não tem, então pensamos em levar esse brinde a eles que tenho certeza que vai fazer um diferencial na torcida no próximo jogo”, frisou a primeira-dama.