Cultura, Esporte e Lazer / PARTICIPE

13 de Agosto de 2020 15h23

Secretaria publica regras de eleição suplementar de suplentes no Conselho Municipal de Política Cultural

13/08/2020

NAIARA LEONOR

A Secretaria de Cultura Esporte e Lazer abre nesta quinta-feira (13), o período para inscrições de delegados e candidatos a suplentes de conselheiros no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Pleito será realizado no dia 21 de agosto para eleger suplentes nos segmentos de Cultura Afro e Indígena Brasileiras, Artes Visuais e Digitais e Livro, Literatura e Leitura.

De acordo com normativas publicadas em Diário Oficial na última quarta-feira (12), os delegados que foram habilitados para as eleições do Conselho Municipal, realizada no último dia 07 de agosto, estão automaticamente aptos para votar neste processo suplementar.

Aqueles que desejarem se inscrever, de acordo com seu segmento representativo, para delegados e candidatos a suplente de conselheiro tem até às 23h59 do dia 19 de agosto para preencher formulário de inscrição e enviar documentação exigida em edital. Dentre os documentos exigidos para pleitear a possibilidade de votar, está currículo que comprove sua atividade artística e/ou cultural por no mínimo dois anos e também comprovação de residência em Cuiabá pelo mesmo período. Já para se inscrever como Conselheiro, é preciso comprovar atividade na área por no mínimo quatro anos e também residência na Capital pelo mesmo período.

O regulamento, a Lei que modifica a composição do Conselho e os formulários para inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura de Cuiabá, menu da Secretaria de Cultura, clicando na aba Conselho Municipal de Política Cultural ou em anexo a este texto. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 98445–2871 ou pelo email eventos@cuiaba.mt.gov.br.

O Conselho é um órgão deliberativo consultivo, que ajuda a definir a política cultural do município, como a política de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Cultura. Em 2019, R$ 2,1 milhões foram investidos em políticas culturais em Cuiabá, por meio do edital FUNDO/2019. Foram 51 projetos aprovados e mais de 200 artistas envolvidos direta e indiretamente, com trabalho que continuam dando frutos.

Faça sua inscrição através do link: https://forms.gle/5NpdssGaYVs2U5EL9