Cultura, Esporte e Lazer / INCENTIVO AO ESPORTE

18 de Agosto de 2022 11h38

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança Programa Reviver Cuiabá

18/08/2022

EMILY MAGALHÃES

Davi Valle

Arquivo

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lançou nesta quarta-feira (17), o Programa Reviver Cuiabá, que tem como principal objetivo resgatar, reativar e reestruturar os projetos de esporte e lazer do município.

Dentre os projetos que serão resgatados pelo Programa Reviver estão o Campeonato Pixote, os Jogos dos Servidores, os Jogos Escolares Cuiabanos, a Manhã de Lazer, a Corrida Bom Jesus de Cuiabá, a Caminhada Ecológica, entre outras atividades.  

Durante a solenidade foram entregues os materiais esportivos que serão utilizados nos Centros Esportivos do Tijucal, Lixeira, Paiaguás, Verdinho e Dom Aquino. Além disso, também foi anunciado oficialmente o retorno do Campeonato Pixote que, após quatro anos, será novamente realizado. “Como secretário de uma gestão humanizada e comprometida com a qualidade de vida para a nossa população, vemos o esporte como fator de integração social, integralizador dos aspectos psicomotores, cognitivos e socioemocionais, e por essa importância ele precisa e merece ser valorizado. Em defesa da valorização do esporte, a gestão Emanuel Pinheiro prioriza as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”, destaca Leite.

“Estamos lançando o Programa Reviver Cuiabá, que vai valorizar todas as competições desenvolvidas pela Secretaria e que deram certo. Estamos também fazendo a entrega dos materiais para resgatar e reativar as nossas estruturas esportivas. Ressaltamos também que o Campeonato Pixote já está a todo vapor e nesta semana vamos iniciar as inscrições desse campeonato que faz parte da vida esportiva da nossa cidade. Além desses eventos, estamos começando o grande projeto ‘Lapidando Craques’, onde cuidaremos de cem atletas dando toda a assistência para que se tornem grandes jogadores de futebol”, continua.

O secretário também destacou a parceria com a Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência para a realização de uma programação especial voltada aos atletas com deficiência. “Esse ano teremos a novidade, o primeiro Jogos Paralímpicos de Cuiabá para promover o esporte para essa parcela da população que não tinha um olhar especial por parte do poder público. Então, será um ano de muitas conquistas e realizações”, pontua Aluízio.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tem sido uma grande parceira e ficamos orgulhosos. Hoje Mato Grosso tem muitos atletas que estão se destacando nas paralimpíadas. Só tenho a agradecer a gestão Emanuel Pinheiro por ter criado a Secretaria da Pessoa com Deficiência para lutarmos pelos nossos direitos e buscarmos cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência”, acrescenta o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

Na oportunidade, foram entregues ainda as homenagens às equipes que se destacaram representando Cuiabá no Jogos Escolares Mato-grossenses, são elas:  Na categoria de 12 a 14 anos, o Futsal masculino do Colégio Isaac Newton, que conquistou o primeiro lugar e vai representar Mato Grosso Nos Jogos Escolares Brasileiros e o Voleibol masculino da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, que foi vice-campeão. 

Já na categoria de 15 a 17 anos, os destaques foram: o Futsal feminino da Seleção Cuiabana, que trouxe a medalha de bronze conquistando o 3º lugar do pódio; o Voleibol masculino da Seleção Cuiabana, que também ficou em 3º lugar na disputa, e o Vôlei feminino, que conquistou a medalha de prata. Além da entrega de homenagem às atletas Aline Nascimento e Kayenne Alves, que conquistaram a medalha de ouro na natação durante a disputa das Paralimpíadas Escolares, em Brasília.