Cultura, Esporte e Lazer / O INÍCIO

25 de Abril de 2021 06h30

Quarto episódio do Pílulas de Cuiabania narra história do Marco Zero de Cuiabá

25/04/2021

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

O quarto episódio da série Pílulas de Cuiabá conta a história da chegada dos primeiros bandeirantes a Cuiabá, narrado pelo primeiro arquiteto e urbanista da capital, seu Moacyr Freitas. A série é uma homenagem da gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo aniversário de 302 anos de Cuiabá. Ao longo do mês de abril, serão lançados vídeos de momentos e símbolos que marcaram a construção do município.

“É preciso conhecer de onde se veio para saber para onde vamos. É por isso que a minha gestão valoriza o resgate histórico e cultural da nossa gente. Este episódio conta o início de uma história muito rica que é a história de Cuiabá. Em breve entregaremos o espaço do Marco Zero totalmente revitalizado na comunidade São Gonçalo Beira Rio para que seja apreciado por todos”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Com o nome “Pílulas de Cuiabania”, a série de vídeos conta com a participação de figuras conhecidas do público. Neste quarto episódio, Moacyr Freitas, professor, historiador, escritor, artista plástico e arquiteto responsável pelo projeto do monumento três canoas, fala da inspiração para a construção do monumento, que foi inspirado no meio de transporte da época em homenagem ao local chamado de Marco Zero da fundação de Cuiabá.  Ele ainda conta a história dos primeiros a chegarem ao que conhecemos hoje como São Gonçalo Beira Rio.

“Neste quarto episódio temos um simbolismo muito profundo para a cultura e história cuiabana, que é a narrativa de como se deu essa fundação da nossa Cuiabá na voz desse artista e arquiteto incrível que é seu Moacyr Freitas, que foi quem projetou o monumento que será entregue pela gestão Emanuel Pinheiro em breve. Assistir a essa construção histórica de Cuiabá pelas palavras e projetos de Moacyr é entender cada vez mais um pedacinho das nossas memórias como habitantes dessa terra Cuiabá”, disse Carlina Jacob.

No primeiro episódio, Lioniê Vitório, ator e produtor cultural conhecido por dar vida a personagem Nico, da dupla humorística Nico e Lau, Lioniê relembrou a história da fundação de Cuiabá e busca pelo ouro ao lado de Ito Silva.

No segundo episódio, Domingas Leonor, fundadora do grupo de siriri “Flor Ribeirinha” destaca a história e força da dança na cultura cuiabana, que tem sua origem indígena e comumente executada em festas de santo.  No terceiro episódio, cuiabanos contam a história da bebida mais popular da capital de Mato Grosso: o guaraná ralado.

Confira o quarto episódio da série Pílulas de Cuiabania: