Cultura, Esporte e Lazer / RECONHECIMENTO

12 de Junho de 2021 12h40

Prefeitura de Cuiabá promove homenagem aos profissionais da gastronomia

12/06/2021

HÉRICA TEIXEIRA

Gustavo Duarte

Cerca de 60 profissionais do ramo da gastronomia foram homenageados pelos serviços prestados em Cuiabá na noite desta sexta-feira (11). A iniciativa do evento é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que pelo terceiro ano consecutivo promove a homenagem a classe trabalhadora, que inclui chefs de cozinha, cozinheiros, empresários e garçons.

Durante a cerimônia, a secretária de Cultura Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob, enfatizou a importância dos trabalhadores que atuam no ramo de alimentos e citou a busca do prefeito Emanuel Pinheiro em garantir a regulamentação dos profissionais chefs de cozinha.

“É uma atitude incrível promover esta homenagem. Nosso prefeito está hoje lutando pelo reconhecimento da categoria. Cuiabá deverá ser a primeira capital e a primeira cidade do Brasil a dar o reconhecimento profissional a uma categoria que tem formação por meio de uma faculdade, mas a profissão ainda não foi regulamentada”, pontuou.

Ainda segundo a secretária, o trâmite para aprovação do projeto já está na fase de sanção pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a efetivação já deve acontecer nos próximos dias.

O evento

A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e, além dos homenageados, estiveram presentes familiares e representantes do legislativo municipal e estadual.

O presidente da Associação do Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACC/MT), Fábio Cruz, disse que a luta pela regulamentação dos profissionais é antiga. “Esta é uma noite importante. Dia que celebramos o empenho de cada profissional de cozinha, em todas as esferas. No que depender de mim, vamos continuar lutando pela nossa categoria”, revelou.

Chef de cozinha há 12 anos, Ariete de Souza Pacheco, falou da alegria de ter o trabalho reconhecido. “Achei a homenagem justa. Muitas pessoas aqui passaram por dias difíceis com esta pandemia e tivemos que nos reinventar. Estar aqui me deixa lisonjeada”, argumentou.

Já o chef e professor de gastronomia, Marcus Alves, citou os desafios enfrentados pelos profissionais nos últimos dias. “Nosso setor foi o primeiro a fechar na pandemia e o último a abrir. Cada profissional aqui teve que se readaptar ao novo momento. Estou feliz em estar mais um ano nesta festa e saber que nossa profissão está mais perto de ser regulamentada”, enfatizou.

A regulamentação da categoria visa garantir os direitos trabalhistas, tais como, piso salarial e jornada de trabalho.