Cultura, Esporte e Lazer / RECONHECIMENTO

20 de Julho de 2022 10h30

Obras inéditas de Adir Sodré chegam ao Paço Imperial, no Rio de Janeiro

20/07/2022

Assessoria

Jaime Acioli

Arquivo

Uma exposição inédita de obras do artista mato-grossense Adir Sodré (1962-2020) chega ao Paço Imperial nesta quarta-feira, dia 20 de julho, às 17h. Intitulada Podre de Chique: uma retrospectiva extraordinária de Adir Sodré, tem entrada franca e fica em cartaz até 23 de outubro. A exposição conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

A mostra reúne obras inéditas ao público, presentes em diversas coleções brasileiras que, desde cedo, reconheceram a importância deste artista: "Uma exposição retrospectiva de Adir Sodré, permite-nos dimensionar a relevância de sua obra, pois os temas por ele tratados há mais de três décadas ainda permanecem extremamente atuais e estão nas manchetes: a defesa ambiental, a crítica ao poder político, o perfil ainda elitista do sistema de arte e as questões referentes à sexualidade. Adir trata com muita elegância e contundência tudo isso", afirma Margareth Telles, fundadora do MT Projetos de Arte, idealizadora da exposição.

Os curadores Guilherme Altmayer e Leno Veras explicam que organizaram a exposição de forma não linear quanto a sua cronologia. "As obras estão mescladas em cinco proposições conceituais: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na cara pálida (horrores da branquitude), Ditos e malditos (imundos das artes), O pop não poupa ninguém (cultura de massas) e Manifestos paus, Brasil! (fabulações estético-eróticas)” Na exposição, que conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, há um retrato de Gilberto Chateaubriand, que colecionou a obra do pintor mato-grossense desde a década de 80, quando o artista despontou na exposição do Parque Lage, na Geração Oitenta. E outro retrato de Pietro Maria Bardi, que o convidou para uma individual no MASP, quando o artista contava apenas 21 anos.

Adir Sodré

Adir Sodré nasceu, em 1962, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, mas passou quase toda a vida na capital. Ao som de artistas como a berlinense Nina Hagen e a sul-mato-grossense Tetê Espíndola, Adir pintou, freneticamente, por mais de quarenta anos. Sua produção aborda temas relacionados à cultura regional e defesa ambiental e dos povos indígenas. Além de celebridades espetaculares, transformistas icônicas, milicos e cânones. Além, é claro, dos ímpetos desejantes de liberdade de gêneros e sexualidades; com Picassos e Matisses, Tarsilas e Divines, como pano de fundo para extravagantes ficções. O artista expôs nos Museus de Arte Moderna de Paris, Nova Iorque, Rio e São Paulo. Está presente no acervo de grandes museus nacionais e internacionais. Faleceu em 2020, aos 58 anos.

Serviço:

O que: Abertura da exposição Podre de Chique - Retrospectiva Extraordinária de Adir Sodré

Quando: quarta-feira, dia 20 de julho (visitação até 23 de outubro)

Horário: de terça a domingo, das 12h às 18h.

Onde: Paço Imperial - Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro, Rio de Janeiro 

Quanto: Entrada gratuita