Cultura, Esporte e Lazer / ESPORTE

01 de Junho de 2022 08h51

Jogos de futsal marcam 2º dia das disputas coletivas dos Jogos Estudantis Cuiabanos

01/06/2022

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

Arquivo

As disputas das modalidades coletivas da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos continuam a todo vapor. Na quarta-feira (31), o futsal feminino e masculino tomou conta do Complexo Poliesportivo Manoel Soares De Campos, o Ginásio Dom Aquino. O evento é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Ao todo, foram 35 escolas inscritas, entre municipais, estaduais e da rede privada. Futsal, voleibol, basquete e handebol integram as modalidades coletivas, divididas por duas faixas etárias: A, dos 15 aos 17 anos e B, de 12 aos 14 anos. Os vencedores irão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Estaduais e Nacionais.

“O Esporte é sim integralizador da população, precisa e merece ser valorizado. Nessa defesa, que nós da Gestão Emanuel Pinheiro, dizemos que é uma honra ter aqui cada uma das instituições de ensinos, com mais de mil alunos inscritos, retomando com força total após dois anos, com muita alegria, fomentando as tradições cuiabanas", disse o secretário Aluízio Leite.

Para a estudante e goleira da Escola Estadual Clênia Rosalina de Souza, Thiara Fernanda, de 15 anos, participar dos Jogos Estudantis Cuiabanos representa a oportunidade de o futsal feminino conquistar seu espaço.  

“Eu jogo bola desde os meus 10 anos, então é uma grande honra estarmos aqui jogando, porque cada uma de nós tem um sonho a seguir e não podemos deixar com que digam que não vamos conseguir. Muitas pessoas dizem que as mulheres não deveriam jogar bola, mas devemos continuar indo pra cima e conquistando cada vez mais nossos espaços”, destaca a estudante.

Já o Célio Roberto, integrante da equipe de organização da Escola Estadual E. E. Francisco A. Ferreira Mendes e pai de um dos alunos participantes do campeonato, agradece a Prefeitura de Cuiabá pelo incentivo ao esporte.

“O esporte, antes de tudo, faz com que os desiguais se tornem iguais dentro de campo. Além disso, afasta os jovens do mundo das drogas e os ensinam a aprender a ganhar, a perder e a evoluir. Então, quando a Prefeitura promove esse tipo de incentivo oportuniza que alunos descubram seus talentos e possam se tornar futuros atletas e isso é muito importante”, pontua.