Cultura, Esporte e Lazer / INCENTIVO AO ESPORTE

23 de Maio de 2022 09h22

Disputas na modalidade Badminton movimentam a 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos

23/05/2022

Carolina Miranda

Davi Valle

Arquivo

Cuiabá deu seguimento no fim de semana (dias 21 e 22)  a 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos. Um dos locais escolhidos para realização das partidas, foi o Complexo Poliesportivo Manoel Soares De Campos, o Ginásio Dom Aquino, que recebeu os atletas da modalidade Badminton, com partidas individuais ou em duplas. Foram 20 inscritos de seis escolas, entre municipais, estaduais e particulares. Dessa etapa, sairão oito atletas classificados para representar o município na etapa estadual prevista para a primeira quinzena de junho.

Por ser um esporte dinâmico, semelhante a uma partida de tênis, mas ao invés de bolinhas, são utilizadas petecas. O público presente aplaudia a cada jogada bem feita. “O Badminton significa dizer que literalmente não pode deixar a peteca cair. Os melhores atletas devem tentar manter a peteca no ar. Ganha quem fizer a melhor tacada para que o adversário não consiga pegar. É um jogo fascinante, quem pratica uma vez, não se arrepende e não para mais”, contou o professor e mestre em Educação Física e treinador das equipes, Edson Mendes.

A aluna Maria Eduarda Cavatti, 17 anos, da Escola Estadual Governador José Fragelli confirma. “Comecei a treinar em fevereiro. Quando soube do campeonato, busquei me aperfeiçoar pra participar dos jogos. O mais importante é participar. Se a gente ganhar melhor ainda”, sorriu a aluna entusiasmada em participar pela primeira vez.

Além da modalidade Badminton, ocorreram partidas de Judô, Tênis de Mesa, Atletismo, Natação, Atletismo e Luta Olímpica. Os Jogos Estudantis Cuiabanos foram realizados no Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos (Ginásio Dom Aquino), Centro de Treinamento Oficial e Pista De Atletismo - COT, da Universidade Federal de Mato Grosso, Escola de Natação Golfinho Azul e Palácio das Artes Marciais.

Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, previstos para a primeira quinzena de junho e posteriormente nos Estaduais e Nacionais.

A cerimônia de abertura oficial dos jogos será realizada no dia 28 de maio, no ginásio do Complexo Dom Aquino, com a premiação dos vencedores nas categorias das modalidades individuais.  Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Estaduais e Nacionais.

Os jogos foram administrados e organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer com participação efetiva de representantes da comunidade esportiva.

 

“Depois de dois anos de pandemia, a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer retoma as Jogos Estudantis Cuiabanos, e vejo uma motivação muito grande tanto dos estudantes da rede púbica, como da rede privada em estar participando desses jogos, que é uma consagração pessoal ou coletiva daqueles que se prepararam para essa grande competição organizada pela Prefeitura de Cuiabá. O nosso trabalho é incentivar cada vez mais a prática esportivas entre os estudantes”, disse o secretário Aluízio Leite.