/ ELITE

05 de Dezembro de 2021 08h22

Cuiabá recebe mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Boxe

05/12/2021

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Cuiabá recebe até o dia 12 de dezembro um dos maiores campeonatos brasileiros de boxe, o 19º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino e o 76º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino. Neste domingo, no Ginásio da Lixeira, a partir das 14 horas, começa a fase eliminatória da competição que reúne 260 atletas amadores ranking estadual de vários estados. Na última sexta-feira (3), um evento na Praça Eurico Gaspar Dutra - 'Praça Popular' para divulgar a competição, contou com a presença de atletas cuiabanos, dirigentes esportivos e representantes da Secretaria de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, que falaram sobre o evento.

O diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, parceira da Confederação Brasileira de Boxe na realização do evento, Luciano Gomes Gonzaga disse que Cuiabá é uma cidade privilegiada por receber a competição. “O Campeonato Brasileiro Eliete Masculino e Feminino é a competição mais importante do Brasil, de onde saem os futuros campeões olímpicos dos pais. A modalidade vem crescendo em Cuiabá, mas precisa evoluir e isso depende de patrocinadores e apoiadores. Por isso a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, está apoiando o boxe cuiabano, para que possamos crescer, desenvolver e estar em alto nível nas competições”, disse o diretor Luciano Gomes Gonzaga.

Zilda Olímpia da Silva, presidente da Federação Mato-grossense de Boxe também esteve presente no lançamento. “Esta é a sexta vez que Cuiabá recebe a competição. Isso é muito importante para incentivar os jovens a ingressarem no esporte e buscarmos o apoio de patrocinadores. Em Cuiabá, após a pandemia, o boxe está voltando e nossa expectativa é trabalhar para que a modalidade cresça na cidade”, disse Zilda Olímpia da Silva.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Carlos Renato Sorbile disse que a competição nacional elite é a mais importante do cenário nacional e, utilizada como referência para convocações. “Geralmente buscamos nesse campeonato que descobrimos talentos e buscamos os atletas para farão parte da seleção olímpica brasileira. Neste momento o foco é o próximo ciclo olímpico, em Paris e outras competições mundiais do ano que vem. Desde 2017 fazemos esse evento em Cuiabá. Sabemos que ainda estamos num momento de pandemia, mas já Campeonato Brasileiro fechando com chave de ouro o ano esportivo. Um evento dessa envergadura fomenta a modalidade e a ideia é que isso se espalhe para outras capitais brasileiras”, disse Carlos Sorbile.

Entre os atletas que compareceram ao lançamento o atual campeão brasileiro peso galo, o boxeador Nathann Siqueira, cinturão conquistado no último mês de novembro, disputado no Coliseu Boxe Clube em Garulhos (SP), contra o boxeador Rubens Manchinha. Hoje atleta profissional o cuiabano Nathann iniciou no boxe em 2011, num projeto social aos 16 anos. Ele se lembrou do inicio, na região do bairro Cidade Alta, e disse que a realização de eventos como esse trazem uma nova perspectiva para os jovens. “Essa é uma oportunidade única para os jovens e um incentivo ao trabalho que vem sendo realizado por projetos sociais como o Guerreiros do Ringe, que no campeonato realizado em novembro, conquistou três medalhes de bronze. Então, não deixa de ser uma oportunidade muito grande, uma competição em casa, perto da família, e com atletas de todo o pais”, disse ele.

Segundo os organizadores é esperada a presença no evento de alguns dos atletas que conquistaram medalhas em Tóquio como Hebert Conceição (metalista de Ouro),  Abner Teixeira (Bronze) e Beatriz Ferreira (Prata).

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) no YouTube e também pelos canais das redes sociais da Prefeitura de Cuiabá.  

Serviço

19º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino e o 76º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino

Data: 4 a 12 de dezembro

Local: Ginásio da Lixeira, na Avenida João Gomes Sobrinho, bairro Lixeira

Entrada: Gratuita exceto na final, no dia 12, quando a entrada será um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite