Cultura, Esporte e Lazer / HOMENAGEM

25 de Outubro de 2021 14h15

Com 32 telas e objetos, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer presta homenagem ao artista Liu Arruda

25/10/2021

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Arquivo

Em 32 telas, a exposição Liu Arruda Presente aberta na última sexta-feira (22), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), retrata a irreverência do artista. A exposição, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer traz objetos como uma penteadeira, roupas e, em áudio, trechos de espetáculos. É uma homenagem ao artista através de alguns dos seus personagens mais engraçados e marcantes. As telas foram pintadas pelo artista plástico Regis Gomes e podem ser vistas até o dia 22 de novembro.

Regis Gomes, artista plástico cuiabano contou que guarda o acervo desde de 2010. Para ele, Liu Arruda faz parte da alma cultural e do linguajar cuiabano. “Essa exposição traz Liu Arruda de novo para a sociedade porque acredito que ele permanece vivo na memória dos cuiabanos, pelo excelente trabalho que ele desenvolveu na época, revolucionando o teatro e valorizando o nosso linguajar cuiabano”, disse Regis Gomes.

Para o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo, a exposição é importante porque é a manifestação do poder público, reconhecendo a história de Liu Arruda e sua importância para o teatro e as artes cênicas de Cuiabá e de Mato Grosso. “Estamos reverenciando a história desse grande artista. Ele construiu uma história na arte que ajudou a virar o foco da grande mídia para a produção artística local. Ele foi ‘o santo de casa que fez milagre”. Usou a matéria regional, o linguajar cuiabano, e mostrou para todos nós que seria possível viver de arte em Cuiabá. Ele levou para os palcos a irreverencia e a interatividade, sua marca registrada, e foi abraçado pela sociedade”, destacou o secretário adjunto Justino Astrevo.

A advogada Luciana Serafim visitou a exposição e se disse encantada com a homenagem. “Liu Arruda é uma figura histórica e essa exposição mostra que ele continua vivo. Desde o momento que entrei senti a energia sendo recepcionada pela sua voz e eternizada nas telas. Essa exposição traz a essência de Liu Arruda, de emoção,  de alegria e de irreverencia. É importante que a sociedade cuiabana venha prestigiar, aqueles que conheceram o Liu e os que não conheceram porque com certeza, sentirão toda a emoção que eu estou sentindo neste momento”, disse Luciana Serafim.

A secretária Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Carlina Maria Rabelo Leite Jacob que foi a produtora cultural do ator, comediante, músico e jornalista Liu Arruda, desde o seu primeiro espetáculo disse que a exposição é um marco no resgate da cultura cuiabanas. “Liu Arruda mudou a forma de olharmos para o linguajar cuiabano. Trazer essa exposição em homenagem ao Liu só mostra o reconhecimento da gestão Emanuel Pinheiro, à grande contribuição desse artísta a cultura cuiabana, por meio da política de valorização do que é nosso, e que faz com que essa cuiabanidade seja tão bonita”, destacou a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Carlina Jacob.

 

Liu Arruda


Comediante, músico, jornalista, professor, ator e diretor, Elonil Arruda, conhecido como Liu  Arruda, nasceu em 30 de maio de 1957, filho de Nilson Arruda e Tanita Marques de Pinho Arruda.

Em sua trajetória criou cerca de 40 personagens que permanecem no imaginário coletivo, como a inesquecível Comadre Nhara, uma mãe rígida e muito sincera, e sua família, o marido Juca, a filha Ramona uma baladeira que mistura o cuiabanês com termos em inglês e Galdstone, um roqueiro rebelde.
Sua carreira teve início em 1968, no Colégio São Gonçalo com a dublagem de “Balada para um Louco”, uma versão de Moacir Franco para a música de Astor Piazzola, e não parou mais.  
Nos anos 70, com Ivan Belém, participou do grupo de teatro do Sesi “Pequenos Gigantes”. Atuou em várias apresentações em escolas, entre elas “As Moreninhas”.
Com Ivan Belém, o artista tomou conta da noite, com as poderosas Creonice e Comadre Nhara. Uma união que emplacou de vez com o espetáculo, “Elas por Eles”.
Em mais de 25 anos de carreira Liu participou da novela “O Campeão”, da Rede Bandeirantes, e teve participação no especial “A Lenda”, apresentado pela TV Manchete. Manteve colunas em jornais e espetáculos que tiveram temporadas de quase um mês de casa lotada. Além de ter lançado o CD “Ocê qué vê, escuta”, com catorze faixas, sete músicas e sete piadas.
Liu Arruda morreu no dia 24 de outubro de 1999, com 42 anos.