Cultura, Esporte e Lazer / ENTREGA

13 de Janeiro de 2021 11h01

Calçamento, pintura e sinalização externa: Dutrinha é preparado para entrega oficial

13/01/2021

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

O Estádio Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”, está sendo preparado para entrega oficial. A data ainda está sendo definida pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, enquanto isso, equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Obras Públicas trabalha nesta quarta-feira (13), na finalização do calçamento, pintura e sinalização externa do estádio.

Somando-se todas as etapas da reforma ao processo de aquisição de bens permanentes e mobiliário, o orçamento total foi de cerca de R$2 milhões. Todo o investimento foi realizado exclusivamente pelo Município via Fonte 100.

“Estamos preparando o Dutrinha para a entrega. A parte interna de vestiários, gramado, arquibancadas e cabine de imprensa já está finalizada. Agora, estamos trabalhando em conjunto com equipe do vice-prefeito e secretário Stopa para deixar o estádio à disposição do prefeito para inauguração e assim, podermos entregar essa que é a maior obra do Esporte em Cuiabá para a população”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Cláudio Sodré.

A reforma teve início em fevereiro de 2019 e foi dividida em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço, atendendo a medidas de segurança e acessibilidade. A segunda etapa foi a mudança de posicionamento dos postes de iluminação e a troca do gramado. Enquanto que a terceira etapa foi a construção do novo muro e modernização dos vestiários.

Em abril de 2019, iniciou-se a segunda etapa. A Secretaria de Serviços Urbanos iniciou a retirada do gramado para a implantação do sistema novo de drenagem e irrigação, que vai diminuir os custos de manutenção e consumo de água. O novo gramado é padrão grama Esmeralda. Para garantir iluminação adequada para jogadores, torcida e também para transmissão em veículos de comunicação, os postes foram realocados e foi instalada iluminação LED para garantir a qualidade para a torcida e para a transmissão dos jogos. 

Com a reforma dos vestiários, a obra entrou em sua terceira etapa de execução. O espaço privado aos jogadores recebeu grama sintética, com espaço para concentração e aquecimento e banheiros com chuveiros. Nesta fase, o muro também foi reconstruído e o outro lado do campo também recebeu atenção. A segunda arquibancada ganhou sustentação nova, assim como a bilheteria C e os banheiros e a lanchonete ao lado também foram reformados. 

No Dutrinha a história também terá espaço. Uma das salas da estrutura será transformada em um Museu do Futebol para reverenciar os atletas da terra e eternizar os grandes lances da trajetória do futebol cuiabano e mato-grossense.