Cultura, Esporte e Lazer / CARNAVAL CUIABANO

12 de Maio de 2022 09h00

Blocos recebem abadás para o Festival de Cultura Popular que ocorre no próximo sábado (14)

12/05/2022

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, realizou na tarde desta terça-feira (10), a entrega dos kits e abadás para os blocos carnavalescos que participarão do Festival de Cultura Popular, que ocorre no próximo sábado (14), a partir das 18h30, na Praça da Mandioca.

O Carnaval cuiabano fora de época contará com a participação de 12 blocos, sendo seis blocos de embalo, seis de enredo e duas escolas de samba. São eles: Bloco Ho Povo Feio Raiz, Bloco Ho Povo Feio 10, Bloco Duque Folia, Unidos do Duque, Nação Rubro Negra, Explosão de Cuiabá, Unidos do Carumbé, Boca Suja, Império de Casa Nova, Tradição do Araés, Unidos Do Araés, Divas, Império de Angola e Paiaguás. A animação do palco fica por conta da Banda Saca Rolha.

“Começamos a mexer com o carnaval a dois meses atrás, percebemos toda essa movimentação e a importância que o Carnaval cuiabano tem para a nossa cultura popular. Então, levaremos muita alegria e surpresas para o povo cuiabano na Praça de Mandioca. Venham curtir o Festival de Cultura Popular e vamos valorizar os nossos blocos e escolas”, disse Daniel Vitor, presidente da Escola de Samba Paiaguás.

O evento ainda contará com a participação especial da operadora de limpeza pública, Sibele Ferreira, a escolhida para ser a ‘Miss Folia 2022’. A prestadora de serviços da Prefeitura de Cuiabá virou sensação após um vídeo em que aparece dançando durante o Festival de Culinária Cuiabana ‘Matula’ viralizar nas redes sociais.

A segurança do local será reforçada com a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de uma ambulância com equipe médica para casos de emergência. A Semob fará o controle do tráfego e as interdições necessárias próximas aos pontos de acesso da área do evento. Os estabelecimentos locais farão a comercialização das comidas típicas, quitutes e bebidas, sendo fiscalizados pela Secretaria de Ordem Pública.

“Depois de dois anos de pandemia, é uma consagração poder trazer o povo cuiabano novamente aos eventos populares. A Prefeitura de Cuiabá, com a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, precisa fazer esse papel de levar alegria ao povo cuiabano. Recentemente tivemos dois grandes eventos, o Refestela Cuiabá e o Festival Matula e, agora, faremos o carnaval fora de época, um evento com segurança e para toda a família, num lugar que o cuiabano gosta, que é a Praça da Mandioca”, destacou o secretário Aluízio.