Cultura, Esporte e Lazer / VALORIZAÇÃO DA CULTURA

09 de Junho de 2022 06h00

Alunos prestigiam o lançamento do livro "Conhecendo Cuiabá" e espetáculo Cuiabá-MT em Cena

09/06/2022

EMILY MAGALHÃES / NATHANY GOMES

Davi Valle

A superintende da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil (Acilbras), professora Jacy Proença, lançou na manhã desta quarta-feira (08), o livro "Conhecendo Cuiabá". O evento foi realizado no teatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano e contou com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

"Conhecendo Cuiabá foi fruto de toda uma pática pedagógica desenvolvida desde os 16 anos, que foi quando pisei pela primeira vez no chão de uma sala de aula. Foi elaborado também em função de ter tanto amor por essa terra, de reconhecer as riquezas culturais e históricas que ela possui. Tendo em vista a aprovação da lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura da nossa cidade no currículo escolar e vendo a necessidade de Cuiabá desenvolver esse viés do turísmo, nós resolvemos fazer o Conhecendo Cuiabá, com uma proposta literária lúdica feita em quadrinhos", disse a autora da obra. 

Durante a cerimônia, os alunos do Liceu Cuiabano puderam ainda prestigiar a apresentação do espetáculo "Cuiabá-MT em Cena",com Edmilson Maciel e Cia, que traz um resgate histórico cultural, reunindo música, teatro e dança, além de apresentações de siriri e rasqueado. 

O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, que destacou a importância da obra para a valorização da cultura cuiabana.  "É um projeto literário que apresenta a história e a Cultura de Cuiabá numa proposta inclusiva, abordando a participação da população negra e indígena na construção da capital do Estado de Mato Grosso, de maneira lúdica, em forma de quadrinhos, tornando o conhecer e o aprender em em criativo e prazeroso. O livro será adotado pelo setor do Turismo- Singtur- Sindicato dos Guias de Turismo de MT, como poderá ser adotado pelo setor da Cultura e Educação", pontuou Leite. 

A diretora da unidade escolar, Layane Schultz, agradeceu pela realização do evento e salientou a contruibuição que o livro "Conhecendo Cuiabá" trará para o ensino dos alunos.  "Em nome do Liceu Cuiabano, de toda a gestão pedagógica e dos estudantes, queremos agradecer por esse momento maravilhoso que nos proporcionaram. Esse material é de uma grandiosidade, que vem colaborar ainda mais para o crescimento desses alunos. Muito obrigada", agradeceu a diretora.