Cultura, Esporte e Lazer / RECONHECIMENTO

28 de Maio de 2022 11h55

Abertura da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos é marcada pela premiação nas modalidades individuais

28/05/2022

NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou, na manhã deste sábado (28), a abertura oficial da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos, no ginásio do Complexo Dom Aquino. A cerimônia foi marcada pela entrega da premiação aos vencedores das modalidades individuais.

No total, 47 escolas participaram desta primeira fase, com um público estimado de aproximadamente mil alunos. Os vencedores irão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Estaduais e Nacionais. Agora, a competição segue para o ciclo das coletivas, abrangendo as categorias de futsal, voleibol, basquete e handebol, divididas por duas faixas etárias de idade. A primeira B de 12 aos 14 anos e a A, dos 15 aos 17 anos. 

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o titular da Pasta, Aluízio Leite, desejou parabéns aos participantes, de modo geral, e pontuou o papel desempenhado pelo esporte de agente transformador na sociedade. "Meus parabéns aos professores, pais e alunos. O Esporte é sim integralizador da população, precisa e merece ser valorizado. Nessa defesa, que nós da Gestão Emanuel Pinheiro, dizemos que é uma honra ter aqui cada uma das instituições de ensinos, com mais de mil alunos inscritos, retomando com força total após dois anos, com muita alegria, fomentando as tradições cuiabanas", disse em seu discurso. 

Campeão mundial pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), na França, o judoca cuiabano, Cristi Miranda, afirmou que seu maior sonho é conquistar uma vaga nos jogos olímpicos, levando consigo, o nome da capital mato-grossense aos quatros cantos do mundo. "Moro no bairro Alvorada e comecei bem jovem, com sete anos. Para mim é gratificante representar a minha cidade e estado em outro país. Consegui o título através de quatro vitórias e no final venci o francês em casa. Os meus planos são crescer e fazer carreira no esporte, porém, o maior deles é chegar, com certeza, nas olimpíadas", relatou. 

A professora de luta olímpica da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena Educação, localizada no bairro Verdão, Luzia Fernandes, salientou a importância da inclusão das atividades lúdicas na grade escolar. "Para mim é uma honra muito grande fazer parte também. Temos alunos como  o Caio e Ângelo Café, por exemplo,  que se encontram e foram para outros países, carregando o nome o nome de Cuiabá e Mato Grosso, ambos de escolas públicas, mostrando que a soma de esforços faz toda a diferença, sejam elas quais forem", disse a educadora. 

O encontro tem como finalidade promover a integração social e revelação de grandes talentos. Estiveram presentes a diretora municipal de Esportes, Patrícia Barcelos e o vereador Mario Nadaf.