COVID-19

CORONAVÍRUS

PREVENÇÃO E MEDIDAS

A prevenção é tarefa de todos. Se você pode, fique em casa e ajude a combater o coronavírus

Pensando no melhor para nossa gente, a Prefeitura de Cuiabá tomou medidas preventivas com base nas recomendações da OMS (Organicação Mundial da Saúde) e em práticas de sucesso adotadas por outras nações.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS EM CUIABÁ:

- Aulas em creches, escolas e CMEIs continuam suspensas até o dia 14/06. Merenda continuará sendo fornecida para todos alunos em vulnerabilidade social da rede municipal de ensino. Alunos do ensino fundamental e EJA continuarão com acompanhamento pedagógico on-line e aulas via tv aberta. 

- Suspensão dos pagamento de verba indenizatória (VI) aos secretários, vice-prefeito e prefeito Municipal de Cuiabá pelo período de 90 dias e o montante arrecadado de tal suspensão será investido em medidas de prevenção e combate a pandemia. 

- Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no Restaurante Popular e nos albergues/abrigos municipais os atendimentos são realizados apenas de forma individualizada, estando suspensas as atividades em grupo até o dia 28/06.

- Suspensão do passe livre estudantil, tarifa social e cartão melhor idade até o dia 14/06.

- Ônibus circularão 70%, sendo 20% exclusivamente para os profissionais da rede de saúde pública e privada. Já outros 50% só para usuários de atividades essenciais.

- Empresas de ônibus deverão disponibilizar álcool em gel, higienização a cada ponto final e lotação máxima de 50% da capacidade.

- Prorrogado por 90 dias os prazos de vencimento da taxa de vistoria de veículos, taxa de ocupação de solo, lincenciamento e funcionamento , ISSQN fixo anual, a contar do dia 01/04.

- Home office para para servidores municipais até 28/06 (não se aplica a servidores da área fim da saúde, fiscalização e demais funções essenciais).

- Fica estabelecido o antigo Pronto-socorro como unidade de referência ao covid-19 e Upa Verdão será unidade de apoio aos hospitais no combate ao coronavírus.

- Suspensão das férias e licença prêmio dos servidors da área fim da saúde.

- Retomada gradual das atividades ecônomicas local, com datas e horários alternativos, a partir de um plano estratégico montado em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e os representantes de todos os segmentos. 

- Os shoppings centers, restaurantes, bares, lanchonetes, academias, clubes e similares ainda não possuem uma data definida para o retorno. Igualmente, o setor ambulante e congênere, a abertura ou realização de feiras livres, exposições, atividades esportivas e culturais, entre outras que provoquem aglomeração de pessoas, continuam proibidas.

- Os estabelecimentos deverão adotar medidas de controle de acesso e limitação de público de modo a evitar aglomerações e resguardar a distância mínima de 2 metros por cliente, bem como todas as recomendações preconizadas pelos órgãos de saúde. 

- Uso obrigatório de máscaras e luvas pelos funcionários e clientes.

- Disponibilização de álcool em gel 70% e/ou produtos similares de esterelização para os consumidores.

- Os estabelecimentos deverão adotar medidas de controle de acesso e limitação de público de modo a evitar aglomerações e resguardar a distância mínima de 2 metros por cliente, bem como todas as recomendações preconizadas pelos órgãos de saúde. 

- Retomada gradativa das atividades religiosas, permitida a partir do dia 27 de abril, respeitando limite de celebrações diárias e procedimentos de higienização dos espaços.

previna-se.png

 

 

LAVE SEMPRE BEM AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO. CASO NÃO POSSA LAVAR, USE ÁLCOOtL 70% EM LÍQUIDO OU GEL.

EVITE TOCAR OLHOS, NARIZ E BOCA COM AS MÃOS SEM LAVAR.

AO TOSSIR OU ESPIRRAR UTILIZE LENÇO DESCARTÁVEL OU A DOBRA DO COTOVELO.

NÃO COMPARTILHE OBJETOS DE USO PESSOAL.

EVITE AGLOMERAÇÕES.

EM CASO DE SINTOMAS GRAVES, COMO FEBRE ALTA, TOSSE PERSISTENTE E DIFICULDADE PARA RESPIRAR, PROCURE POR AJUDA MÉDICA.

 

Para mais dúvidas

0800-647-2242

Dias Úteis - 08 às 17h