Controladoria / SÉTIMA EDIÇÃO

30 de Maio de 2022 08h51

Trezentos alunos participam da Semana da Transparência realizada pela Controladoria Geral do Município

30/05/2022

NATHANY GOMES

Davi Valle

A Semana da Transparência, realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), após uma pausa de dois anos em razão da pandemia da Covid-19, retomou suas atividades com força total este ano e a sua sétima edição contou com a participação de 300 alunos da rede municipal de ensino. As solenidades ocorreram no Auditório Maestro China, nas dependências da Secretaria de Educação (SME), em alusão ao aniversário de oito anos da Lei Municipal de Acesso à Informação nº 5.853/14, com o objetivo de propagar a mudança de cultura e gestão da transparência, legado da Gestão Emanuel Pinheiro aos pequeninos. 

A controladora-geral, Mariana Ribeiro fez um balanço positivo das ações, classificada por ela como uma experiência transformadora na vida dos discentes e garantiu a continuidade do movimento na administração atual. 

"Estamos com o coração transbordando de alegria pela retomada da nossa Semana da Transparência. Esperamos ansiosamente por isso, pois é um projeto muito especial, onde podemos ter contato direto com as nossas crianças, de modo educativo e pedagógico, passando para elas tudo aquilo que acreditamos. Foi um sucesso a 7ª Semana da Transparência. Esse ano tivemos a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Mobilidade Urbana e de Educação, sempre parceira deste projeto. Trouxemos também o Circo Intenda, com ações lúdicas para os nossos pequenos, além de temas sobre o trânsito, transporte, saúde, informações públicas, gastos públicos, portal da transparência e diversos outros de grande importância para o exercício da cidadania. Encerramos com o sentimento de missão cumprida,  ansiosos pelo próximo ano", comentou. 

Durante os três dias de evento, que ocorreu entre os dias 24 a 26 deste mês, seis escolas estiveram presentes e tiveram a oportunidade de apresentar aos estudantes palestras educativas sobre os cuidados preventivos com a saúde, promovidas pelo Centro de Zoonoses, teatro sobre educação no trânsito e apresentações culturais, por meio da parceria das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana e o Circo Intenda. 

As escolas participantes foram: EMEB Profª Elza Luiza Esteves, Profª Maria Ambrósio Pommont, EMEB Glaucia Maria Borges Garcia, EMEB Clóvis Hugueney Neto, EMEB Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira e EMEB Jescelino José Reiners, ambas localizadas na capital.