Controladoria / Transparência

30 de Maio de 2016 17h46

Semana traz ética e cidadania como base de formação

30/05/2016

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Com o conceito de ética e cidadania, teve inicio na tarde desta segunda-feira (30) a 3ª edição da Semana da Transparência, coordenada pela Controladoria Geral do Município.  A ação tem como objetivo emergir os alunos da rede municipal de ensino no funcionamento do serviço público, de maneira a contribuir com a formação cidadã de cada um, aplicando-as no fortalecimento do controle social para a construção de novos pilares na sociedade.

O primeiro dia da ação aconteceu no subsolo do Palácio Alencastro, com a participação das escolas municipais Ana Tereza Krauke, Padre Raimundo Pombo e Francisco Pedroso. Foram realizadas várias atividades lúdicas, gincanas de perguntas sobre a administração pública e seus governantes.

“Mudar o Brasil, estado e município, é o que procuramos quando promovemos estas ações. Mas devemos, primeiro, lembrar da velha máxima que diz que, para que isso aconteça, temos que mudar a nós mesmos. Assim conseguiremos enxergar com mais facilidade nosso semelhante. O primeiro passo, sem sombra de dúvida, é a honestidade para comigo e para com os outros. E não precisamos ir muito longe para encontrá-la. Visualizamos em pequenos comportamentos no nosso dia a dia. Como não praticar o que não queremos para nós com o outro. Passar essa mensagem nesta fase da educação, desenvolve o bom caráter. Eu acredito nisso”, afirmou o analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Mauro Kosis.

O controlador-geral, Wesley Bucco, destacou a importância do desenvolvimento do projeto junto aos alunos nesta fase de formação de caráter e o impacto ao longo prazo na vida de todos em um mundo melhor.

“Parece um evento pequeno, mas estamos aqui, hoje, fazendo a abertura de uma ação valorosa. Educar é tarefa para corajosos, pois lidamos com várias realidades, que formam um grupo. E o segredo para resultados bons, começa nesta fase, na fase de formação. É de extrema importância que esses alunos conheçam a organização pública, o que seus governantes fazem, como funcionam as leis, diretrizes e como aplicá-las em suas vidas. Não temos outro caminho para obter uma sociedade mais igualitária e justa se não trabalharmos na educação dentro e fora das escolas. Apresentar direitos e deveres às crianças através de ferramentas de seu  mundo, facilitando o entendimento delas, formando, assim, adultos mais conscientes. Isso é uma base do prefeito Mauro Mendes, que sempre apontou o controle social como caminho para a transformação”, disse Wesley.

A secretária de Educação, Marioneide Angélica Klimaschesk, uma das gestoras parceiras do projeto, explanou a relevância de se trabalhar atividades deste formato dentro da educação convencional. “Além das matérias usuais do nosso ensino, é de grande valor que comecemos a introduzir esse novo formato de ensinamento. Pois esse meio ensina o que vai além de um vestibular. Ensina o respeito, a honestidade com o próximo. Isso é mais valioso que qualquer diploma. Sou muito feliz por fazer parte desta formação e poder contribuir com o pouco que sei para o futuro de cidadãos conscientes. Educar a criança é investir em uma sociedade melhor”, pontuou.

A diversão começou com a apresentação do grupo de alunos “Alegria Cuiabana”, que promove pelas escolas a cultura local. O grupo fez uma apresentação de danças típicas, como do gênero cururu e siriri. Além das apresentações e gincanas, elas interagiram com a mascote “Fiscalize” e ganharam kits da Patrulha da Transparência, contendo gibis educativos, porta-lápis e carteira de patrulheiro. “O projeto é um grande auxiliador para nós, professores. Pois sabemos que sozinhos não conseguiremos alcançar todos os objetivos. Essas atividades, com certeza, serão estendidas aos familiares, amigos. Vão espalhar o aprendizado. Eles se tornam porta-vozes de uma mensagem transformadora.  E esse é o nosso foco: atingir a todos”, contou a professora Maria Aparecida de Magalhães, da Escola Padre Raimundo Pombo.

Mais de 300 crianças de 11 escolas do município participarão desta edição da Semana da Transparência. Eles também terão um encontro com o prefeito Mauro Mendes, em seu gabinete. As atividades continuam até quarta-feira (1º), nos quatro escolas por dia, duas por período.

Participaram também da abertura os secretários-adjuntos de Gestão, Eroaldo Oliveira; Previdência, Fernando Jorge de Oliveira; o ouvidor-geral do município,  Jairo Pereira Rocha; o coordenador  de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes; o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Moises Maciel; e o promotor Gilberto Gomes, do Ministério Público.