Controladoria / Interatividade

01 de Junho de 2016 16h54

Semana da Transparência encerra atividades com visita de estudantes ao prefeito Mauro Mendes

01/06/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

A terceira edição da Semana da Transparência encerrou suas atividades com a visita dos estudantes da rede municipal ao prefeito Mauro Mendes. O encontro, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (01), foi marcado por muito aprendizado e atividades lúdicas, que orientaram as crianças sobre ética e cidadania. Durante todo o evento, 300 alunos circularam pelos corredores do Palácio Alencastro e tiveram a oportunidade de conhecer o sistema organizacional da gestão pública municipal.

“Futuramente, essas crianças ocuparão cargos de responsabilidade e terão em mãos o poder de tomar decisões cruciais. E para que elas estejam preparadas para encarar o mundo real, é fundamental que a base educacional seja bem consolidada. Nesta semana elas aprenderam que transparência é falar e mostrar a verdade, independente do contexto e âmbito social em que estejam inseridas. Entender essa premissa é crucial, pois uma vez que uma gestão pública atua dessa forma, fica mais fácil para o cidadão fiscalizar e acompanhar tudo que acontece em sua cidade. Quando a população atua de maneira fiscalizadora, ela certifica que os recursos estão sendo empregados nos lugares corretos e com isso, todos ganham. A cidade adquire melhor qualidade e nós podemos desfrutar de cada benefício conquistado”, afirmou o prefeito Mauro Mendes diante das mais de 40 crianças presentes.

Para o controlador-geral do município, Wesley Bucco, a missão dada durante a Semana da Transparência deve ser perpetuada na vida de cada participante, como parte crucial da formação do caráter. Segundo o gestor, ainda que sejam muito jovens, os estudantes são capazes de exercer transformações grandiosas por meio de pequenas ações aplicadas na rotina, ensinadas por meio da Patrulha da Transparência.

“Agora todos eles são ‘patrulheiros’ e possuem o dever de cuidar de suas casas e escolas, orientando a família e os coleguinhas sobre aquelas práticas que devemos adotar no nosso dia-a-dia e quais devem eliminar de uma vez por todas. À medida que eles se habituam a tomar posicionamentos que protejam a integridade e honestidade do ambiente em que convivem, essa postura passa a influenciar grandes atitudes e é por isso que tudo que fora ensinado não pode parar por aqui. Conforme eles forem crescendo, a transparência – empregada em pequenos atos – passará a fazer parte de suas vidas em dimensões maiores e nesse momento eles assumirão o papel de agentes fiscalizadores do setor público, como cidadãos conscientes que acompanham sua cidade e lutam para que ela progrida corretamente”, revelou.

A Semana da Transparência contou com oficinas realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana através do Projeto Agentes Mirins, Defesa Civil, por meio dos Brigadistas Juvenis, Corpo de Bombeiros e seu projeto social Bombeiros do Futuro e pelos Agentes de Controle de Endemias, da pasta municipal de Saúde. Por meio de atividades lúdicas, os participantes puderam aprender com maior profundidade sobre a responsabilidade de cada instituição e como eles podem atuar de forma semelhante em seu meio social.

Para a professora Marinalva Vieira, da EMEB Rita Caldas Castrillon, a iniciativa da prefeitura traz um renovo para o ensino, estimulando a formação das crianças além do ambiente escolar, levando-as para situações reais. Segundo ela, “é a primeira vez que vejo o poder público atuando dessa forma, trazendo para o seu seio alunos de diversas idades. Posturas como essas devem ser adotadas e repetidas frequentemente, pois além de aproximar a população da gestão, mostra bem de perto como cada parte desse organismo funciona. Além de incentivar as crianças a estudarem mais, a Semana da Transparência atua também como uma extensão daquilo que constantemente ensinamos em sala de aula, inserindo-as na realidade social e tornando-as parte fundamental disso”, disse.

Para a estudante Joana Beatriz Coelho, 10, da EMEB Rita Caldas Castrillon, a experiência foi única e memorável. “O prefeito Mauro Mendes é a primeira pessoa que eu realmente tenho vontade de ser, eu o admiro demais. Ele trabalhar para Cuiabá e tem feito coisas muito boas. Além de conhecê-lo, foi maravilhoso saber como funciona o trabalho que a prefeitura realiza. Pude aprender coisas novas e que tenho certeza que sempre vão me acompanhar. Agora é preciso colocar em prática na minha escola e na minha casa”, concluiu sorridente.  

 

Clique AQUI e confira o álbum de fotos.