Controladoria / “Um Por Todos e Todos Por Um”

19 de Dezembro de 2016 11h18

Projeto “Um Por Todos e Todos Por Um” orienta mais de 4 mil alunos

19/12/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

O Projeto “Um Por Todos e Todos Por Um”, realizado pela Controladoria  Geral da Prefeitura de Cuiabá, atendeu mais de 4 mil crianças da rede municipal de ensino em 2016. Com o objetivo de despertar a cidadania, ética, união e responsabilidade democrática tanto no corpo docente, como no discente, a iniciativa conta com um extenso material lúdico da Turma da Mônica. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Controladoria, a proposta do material foca na construção de caráter das crianças, trazendo atividades dinâmicas, exercícios, brincadeiras e histórias em quadrinhos direcionadas para questões raciais, socioeconômicas e até mesmo limitações físicas como deficiência auditiva, visual, entre outras.

“O trabalho foi todo desenvolvido no segundo semestre do ano e para que todos os alunos envolvidos entendessem o objetivo do projeto, envolvemos os educadores em uma capacitação totalmente direcionada para a temática de ética e cidadania no ambiente escolar e familiar. Por se tratar de um material dinâmico e cheio de desdobramentos, era necessário que nada passasse despercebido aos servidores e às crianças. E ao encerrarmos todo esse trabalho, que contou com visitas da nossa equipe às instituições envolvidas, percebemos o quanto todos se apaixonaram pela iniciativa e quantas mudanças significativas foram notadas pelos professores em seus alunos. Foi absolutamente transformador”, conta Wesley Bucco, controlador-geral do município.

Voltado majoritariamente para alunos do 5º ano da rede municipal, o projeto contou com o envolvimento de 51 unidades de ensino, sendo 30 destas indicadas pelo MEC – considerando critérios locais como bairro e necessidade da região – e 21 escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. Dentre as atividades ofertadas pelo material didático, estão caça-palavras, jogo dos sete erros, enigmas, cruzadinhas e histórias da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e as diversas culturas existentes no Brasil.

“Este programa é versátil e desperta no professor e no aluno uma criatividade enorme para adaptar as atividades conforme preferir. Com brincadeiras dinâmicas feitas em grupo, como jogo da memória e jogos de tabuleiros, o material convida todos os envolvidos a desbravar questões tão cruciais para a vida em sociedade. O comprometimento do corpo docente nesse sentido foi muito além do que esperávamos. Algumas turmas realizaram eleições dentro da classe, estimulando a democracia nos participantes. Isso prova que é essencial despertar essa consciência nas crianças, principalmente durante a infância. Cremos que se elas forem bem orientadas sobre posturas corretas e respeito ao próximo, estaremos formando adultos que farão a diferença no nosso país, que aceitam as diferenças e contribuem para um Brasil mais justo”, afirma a coordenadora do projeto, Joilce Acosta.

Impresso com recursos recuperados pela Operação Ararath, do Ministério Público Federal no combate à corrupção em Mato Grosso, o material didático é feito pelo Instituto Mauricio de Souza em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União e a Secretaria de Estado de Educação.