Controladoria / ÉTICA E CIDADANIA

04 de Dezembro de 2018 17h27

Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” executado em Cuiabá é referência para outras capitais

04/12/2018

CAROLINA MIRANDA

Destaque entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, Cuiabá motivou a visita de especialistas na área de desenvolvimento humano na última semana. Aqui eles tiveram a oportunidade de acompanhar um pouco do trabalho realizado pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria de Educação e Controladoria Geral da União nas escolas.

Ao todo foram visitadas três instituições de ensino, dentre elas as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Profº Francisval de Brito, Vereador Paulo Campos Borges e Profª Maria Dimpina Lobo Duarte que deixaram como marca para as visitantes o sentimento de gratidão.  

Para Betina Rugna, que ajudou na elaboração do material utilizado e trabalhou no Instituto Maurício de Souza, o envolvimento, tanto dos professores quanto dos alunos, foi um dos pontos mais marcantes do projeto. “Eu que vi nascer e crescer o projeto “Um Por Todos e Todos Por Um”, me emocionei ao perceber a satisfação dos alunos. São situações como essa que nos motivam  continuar com trabalhos que promovam a ética e a cidadania”, disse.

Ivone Aparecida Pereira de Mello, da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, reforça esta opinião. Segundo ela, os relatos de experiências comprovam o impacto positivo na vida das pessoas. “Ver essa realidade de perto é muito bom. Essa indicação de Cuiabá como destaque de atuação e aplicação efetiva do material didático é um fato. As melhorias são percebidas e sentidas nitidamente. Estou vislumbrada com o que vi”, comentou.

A responsável pelo acompanhamento da execução do Programa nas escolas, Joilce Botelho Acosta, da Controladoria Geral do Município, também se mostrou satisfeita com as respostas. “Foi uma honra receber essa visita que só deixou coisa positiva para Cuiabá. Por mais que seja um projeto de adesão voluntária, 48 unidades fizeram parte das atividades realizadas no decorrer do ano letivo de 2018. Ao todo, 3.900 crianças foram atendidas.”

O programa “Um Por Todos e Todos Por Um” vem sendo trabalhado em Cuiabá desde 2014. “É nossa meta alcançar um total de 100% das escolas que possuem alunos do 5º ano da rede Municipal de Ensino. A cada ano temos a plena convicção que o projeto dá certo. Por meio da forma lúdica e com os personagens da Turma da Mônica trabalhamos assuntos importantes que trabalham no desenvolvimento dessas crianças como cidadãos do futuro”, reforçou Acosta.