Controladoria / Convite

03 de Fevereiro de 2017 09h55

Prefeitura orienta conselheiros municipais a participarem de curso sobre cidadania e controle social

03/02/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá está orientando os conselheiros municipais a participarem do Curso de Extensão: Cidadania e Controle Social, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. As inscrições estão abertas desde a quarta-feira (01) e seguem até o final do mês, encerrando em 28 de fevereiro.

Para a diretora de Transparência da Controladoria Geral do Município, Luana Kahara, é importante tomar conhecimento sobre o papel e responsabilidade de fiscalizador que todo contribuinte tem. Isso vai permitir que a gestão dos recursos vindos da população seja feita adequadamente, aumentando o controle social de tudo aquilo que é desempenhado pelos gestores.

“A sociedade precisa estar a par do que acontece com seus recursos e os conselhos municipais são órgãos que representam sua voz. No entanto, vemos que há um distanciamento entre o cidadão, estas instituições e até mesmo a gestão pública. Uma vez que todos compreendem o poder que têm para fiscalizar e acompanhar de perto o que a Prefeitura, Estado e conselhos fazem, ilegalidades serão detectadas e coibidas com maior facilidade”, afirmou.

Oferecido gratuitamente na modalidade de ensino à distância (EaD), via internet (online), e ministrado por tutores selecionados e instruídos da UFMT, a capacitação visa estimular o controle social dos recursos públicos, promovendo a cidadania no envolvimento de todas as atividades e serviços promovidos pelas gestões municipal, estadual e seus respectivos conselhos.

O curso de extensão compreende 100h/aula e estará disponível aos alunos inscritos primeiro de abril e 18 de junho. Após a conclusão, os participantes receberão um certificado pela UFMT.

Os interessados devem se inscrever aqui