Controladoria /

27 de Setembro de 2013 10h50

Prefeitura melhora controle de frequência de servidores com sistema de biometria

27/09/2013

Priscilla Vilela

A Prefeitura de Cuiabá tem reforçado as medidas de controle de frequência e horários do funcionalismo público municipal. O registro da jornada de trabalho dos funcionários é feito pela atual administração através do sistema de biometria para evitar fraudes no sistema.

O controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, explica que para apresentar o novo modelo de registro de assiduidade, foi criada pela Diretoria de Controle Interno, ligada à Controladoria, uma orientação técnica com o tema de ‘controle de frequência’, para que tanto servidores quanto as Secretarias passem a seguir as normas de disciplinas.

“O controle de frequência visa a coibir essas irregularidades e aberrações que já foram comuns na administração pública”, pontuou Bussiki.

Além do controle de horários, Fernando Oliveira, diretor do Controle Interno enfatiza que a normatização favorece ainda o próprio funcionalismo, visto que se cria uma medida de controle da própria jornada de trabalho.

“Além disso, o modelo permite a maior velocidade na realização de transmissão das informações para o sistema de folha de pagamento. Com essa maior segurança, coíbe-se erros e fraudes. Há também maior facilidade para aferição da jornada de trabalho dos servidores”, complementa Oliveira.

No início da gestão, após uma varredura realizada pela Controladoria durante o processo de recadastramento determinado pelo prefeito Mauro Mendes, foram detectados servidores municipais que constavam da folha de pagamento, mas estavam com seus registros de atividades irregulares. Com a identificação da irregularidade, o Mauro Mendes demitiu esses funcionários.