Controladoria / “UM NOVO OLHAR”

18 de Maio de 2021 15h01

Prefeitura de Cuiabá reforça compromisso e adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

18/05/2021

JAD LARANJEIRA

A Controladoria-Geral do Município de Cuiabá (CGM), participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que será lançado na quinta-feira (20), às 10h. Voltado aos gestores públicos de todo o País, o Programa disponibiliza ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

“Consideramos de extrema importância essa participação.  A Prefeitura de Cuiabá  trabalha pautada pelo zelo, pela eficiência, e ofertando um serviço de qualidade à população. Essas são bandeiras de nossa gestão. Temos a certeza de que à adesão ao Programa será muito benéfico e irá agregar conhecimento à administração, fortalecer nossas ações, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. “, disse, o prefeito Emanuel Pinheiro.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

"O convite para participar do Programa veio em um momento muito oportuno. Pois já estamos nos mobilizando para iniciar a implementar medidas necessárias  para no momento adequado, cumprir o que está definido no Plano de Governo do Prefeito, que é a implementação do Compliance. E a adesão ao Programa só fortalecerá a lisura e aintegridade da Administração Pública Municipal. Sem contar a transferência de conhecimento entre os órgãos", disse a controladora-geral de Cuiabpa, Mariana Cristina Ribeiro.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

 

DIRETRIZES DO PNPC 

 

·         Fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas 

·         Induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos. 

·         Manter sob controle a corrupção no País 

 

 

Público-alvo 

 

Gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil.

 

O evento de lançamento é aberto ao público. As inscrições e transmissão serão feitas por este link.

 

Saiba mais em www.rededecontrole.gov.br