Controladoria / Tecnologia

24 de Março de 2016 08h00

Prefeitura cria totem interativo para acesso ao novo Portal da Transparência

24/03/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Acessar o Portal da Transparência agora poderá ser feito nos pontos de maior movimento da capital, com o novo terminal de atendimento interativo, criado pela Prefeitura de Cuiabá. Ainda em fase de testes, o totem permite ao cidadão conhecer a recém-lançada ferramenta, navegando por todas as abas e segmentos do site por meio de um painel touch screen. As primeiras cinco unidades serão alocadas nos próximos meses.

“Por envolver tecnologia, é um instrumento naturalmente atrativo. Cremos que sua apresentação e a tela que garante mobilidade ao usuário na ponta dos dedos permitirão que a comunidade comece a ser envolver com o novo Portal da Transparência. Percebemos, ao longo da execução da versão atual, que muitos ainda desconhecem essa forma de engajamento com as ações municipais. Ao trazermos o site para aonde o cidadão está, temos certeza que seu alcance será muito maior”, revela Marcelo Bussiki, controlador-geral do município.

Por meio do dispositivo, o usuário pode realizar consultas dos gastos e investimentos públicos, denúncias, reclamações, sugestões, críticas construtivas e solicitações de informação. Os totens estarão disponíveis em pontos estratégicos de grande movimentação que ainda serão definidos, priorizando espaços como shoppings e órgão públicos de grande fluxo.

“Por ser um portal novo que quer chamar a população para se integrar à gestão em todas as suas dimensões, vamos começar dispersando os terminais em locais onde sabemos que serão úteis e atrativos. Ao colocarmos em espaços de lazer de grande circulação, atraímos aqueles que estão a passeio, despertando seu interesse pelas questões do município e para o exercício da democracia, lembrando que o envolvimento com o que acontece em sua cidade e seus recursos não se restringe apenas ao contexto corriqueiro profissional, deve ser um hábito diário, independente de onde você está. Ao expormos os aparelhos em pontos de serviço ao cidadão, atraímos aqueles que já buscam respostas ou auxílio, encorajando-os a utilizar o portal em caso de descontentamento e até mesmo má prestação do trabalho”, afirma Luana Kahara, diretora de Transparência Pública do município.

Os terminais de atendimento interativo foram adquiridos com os recursos internos das pastas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Controladoria, Mobilidade Urbana, Educação e Procon. Futuramente, as demais secretarias também se envolverão, disponibilizando um totem cada.