Controladoria / SEMANA DA TRANSPAÊNCIA

19 de Maio de 2022 06h30

Portalzinho da Patrulha é reformulado pela Prefeitura de Cuiabá e já encontra-se em pleno funcionamento

19/05/2022

NATHANY GOMES

Davi Valle

Projetado para propagar a inclusão social, políticas públicas de transparência e cidadania, o 'Portalzinho da Patrulha da Transparência' foi totalmente reformulado pela gestão Emanuel Pinheiro e após dois anos retoma o seu pleno funcionamento. A plataforma online disponibiliza atividades didáticas e lúdicas, como por exemplo, jogos interativos, histórias em quadrinhos, glossários, exclusivamente ao público infantil a partir dos 10 até os 12 anos de idade, em tempo integral. 

A ferramenta atualmente é gerenciada pela Controladoria Geral do Município (CGM) com objetivo de oportunizar com que as crianças acompanhem de perto as ações desenvolvidas pela Gestão Emanuel Pinheiro de forma legal e descontraída, uma vez que a maioria delas possuem acesso facilitado à internet, estimulando a cultura da cidadania entre eles. 

O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com outras duas pastas, sendo eles, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e Secretaria Municipal de Saúde, responsáveis pela ministração das palestras e teatros.

Defensor ativo dos direitos das crianças no Município, o prefeito Emanuel ao longo de pouco mais de cinco anos à frente do Palácio Alencastro, tem se dedicado afinco na promoção de ações voltadas às crianças, estreitando o relacionamento entre elas e a atual administração. 

"Nossas criancinhas são o futuro da nossa Cuiabá, são eles que irão ajudar os futuros governos. Nada mais justo do que trazer eles pra dentro da nossa casa que é a Prefeitura de Cuiabá. Eu, a primeira-dama  e nossa equipe de lideranças vamos fortalecer essa relação ainda mais por meio de ações como essa e muitas outras que estão por vir", enfatizou Pinheiro. 

"Temos o Portal da Transparência, porém desenvolvemos esse portalzinho lúdico, atendendo as crianças para que eles possam aprender e serem educados já com essa cultura da claridez dos atos do Poder Público e suas prestações de serviços. Não poder executá-lo durante a pandemia nos deixou extremamente tristes, pois é um evento aguardo todos os anos, o que já demonstra a nossa intenção de fortalecer a transparência, algo extremamente gratificante", frisou. 

A Controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, destacou que as condutas adotadas tanto pelo órgão, quanto pelo Executivo Municipal não se limitam apenas aos adultos e salientou que o cuidado e zelo com os pequenos é uma das principais bandeiras da Gestão Emanuel Pinheiro. 

"Mais que manter e fortalecer a transparência, queremos uma mudança de cultura, e nada mais coerente que iniciar pela educação, colocando isso para as nossas crianças, informando sobre o direito e o dever que cabe à todos os cidadãos  de fiscalizar os atos públicos. Desenvolvemos esse portalzinho de forma lúdica, para que nossas criancas possam ter total compreensao da mensagem que precidamos passar. Durante a pandemia não podemos dar continuidade à esse projeto, infelizmente, pois é um evento ja muito esperado durante o ano.", disse. 

Semana da transparência

Em maio, mês em que se comemora o aniversário municipal da lei de acesso à informação, nº 5853/2014, a CGM promove a Semana da Transparência. Ao todo serão concedidas o total de 300 vagas para os estudantes da rede pública de ensino da Capital, subdivididos em seis turmas durante os períodos matutinos e vespertinos. As instituições de ensino serão contempladas mediante a convite feito pela SME.