Controladoria / ENSINO EM CUIABÁ

09 de Outubro de 2017 16h09

Portal Escola Transparente segue com a qualificação de gestores escolares em Cuiabá

09/10/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Vicente Aquino

A Controladoria  Geral do Município de Cuiabá (CGM) realiza mais uma etapa de qualificação e treinamento para os gestores escolares da rede municipal de ensino. A ação faz parte do Portal Escola Transparente, cujo objetivo é detalhar a aplicação dos recursos públicos na educação básica de Cuiabá.

“O treinamento tem a finalidade de facilitar e mostrar a ferramenta para os gestores educacionais e disponibilizar as informações para melhorar o controle social”, destacou Joilce Botelho Acosta, da coordenação de Transparência Ativa, da Controladoria Geral de Cuiabá.

Conforme ela, o portal é dotado de informações e ferramentas simples e de linguagem pedagógica. “Cuiabá é a primeira cidade do Estado a implantar o programa, cedido pelo Tribunal de Contas, que tem nesse momento até 80%  de adesão das escolas, melhorando a transparência escolar”, disse  a coordenadora. A meta é chegar até 100% da rede de ensino.

As informações inseridas no portal são as notas e recibos de todo documento de serviços de pequenos consertos e reparos, compra de material de consumo, expediente, material de limpeza, escolar, alimentos  além de outros pequenos gastos feitos pela escola. Além disso, também é disponibilizado no portal informações sobre a gestão pedagógica e do Conselho Deliberativo da unidade, matriz de referência curricular, calendário escolar e de programas e projetos da escola.

“É determinação da gestão Emanuel Pinheiro disponibilizar e aperfeiçoar mecanismos da transparência pública o que é eficaz  para o controle social das contas públicas”, salientou a coordenadora.