Controladoria / PROBIDADE

15 de Janeiro de 2018 17h16

Portal da Transparência aproxima cidadão da gestão pública com controle social

15/01/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O controle social é um das ferramentas mais poderosas para o contribuinte que almeja ver sua cidade crescer, ofertando serviços públicos com qualidade cada vez superior. O Portal da Transparência, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, é a ponte de acesso que liga a sociedade cuiabana a todas as essas ações desempenhadas pelo município. Segmentado e específico, este instrumento oferece todas as atribuições vinculadas ao poder público, esmiuçando detalhadamente os aspectos que envolvem a utilização dos recursos da população, com demonstrativos e informações precisas que apontam de quais maneiras eles estão sendo empregados em benefício de toda a cidade.

O acesso às licitações e contratos firmados entre o município e a iniciativa privada é um dos atributos que permite ao cidadão acompanhar o andamento de obras e a devida execução dos acordos legalmente firmados. De acordo com o controlador-geral do Município, Marcus Brito, o envolvimento do munícipe contribui diretamente para o exercício da probidade administrativa.

“O cidadão é o nosso maior fiscal e trazê-lo cada vez mais para perto é um dos compromissos determinados pelo prefeito Emanuel Pinheiro. No segmento de Licitações e Contratos, é possível que o usuário consiga localizar - através de um ágil localizador - qualquer um dos tratados firmados entre o município e outras instituições. Isso garante autonomia e poder ao contribuinte de acompanhar tudo aquilo que estamos fazendo em prol da nossa terra. Com filtros de busca independentes e avançados, não é necessário o preenchimento de todos os campos delimitados, o que abrevia ainda mais o acesso à informação desejada. Além disso, caso o interessado queira fazer comparativos entre os diversos dados que encontrar, ele pode exportar os arquivos em quatro formatos distintos. A Prefeitura quer se aproximar da população e assim o faz através de ferramentas como essa, que aliam a prestação probe do serviço ao seu pleno conhecimento”, afirmou.

Frequentemente utilizado por universitários, mestrandos e gestores do campo administrativo e de Direito, o dispositivo de busca de contratos é também um aparato que deve fazer parte do cotidiano daquele cidadão que também exerce o papel de agente fiscalizador. Segundo a diretora de Transparência Pública, Luana Kahara, o controle social ganha mais força quando todos se comprometem a construir uma Cuiabá melhor - avaliando a prestação de contas da Prefeitura.

“A Prefeitura está fazendo grandes transformações perceptíveis nas ruas da cidade, que englobam operações como a de Tapa Buraco, Minha Rua Asfaltada, além da construção de Unidades Básicas de Saúde, creches e CMEI. O acompanhamento deste trabalho inclui também estar a par do andamento dos tratados e seu devido cumprimento. O Portal da Transparência reúne contratos de todas a naturezas, desde o fornecimento de combustíveis, como obras de requalificação das praças, além da aquisição de alimentos e medicamentos, para citar alguns. Precisamos e contamos com o olhar atento do contribuinte, nos ajudando a fazer com que esses projetos continuem seguindo seu curso em conformidade com a legalidade. A Cuiabá dos 300 é construída por todos, através da transparência na qualidade do trabalho desenvolvidos por cada um de nós servidores e gestores”, concluiu.