Controladoria /

11 de Dezembro de 2012 10h33

Painel da Transparência divulga receitas e despesas de Cuiabá

11/12/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá inaugurou, nesta terça-feira (11/12) pela manhã, o Painel da Transparência. O mural está instalado na entrada do Palácio Alencastro (sede da prefeitura) de forma que todas pessoal que passem pelo local possam ver. No mural constam as receitas e despesas do município no mês de novembro e o acumulado do ano corrente.

O painel também traz o endereço eletrônico do Portal da Transparência do município de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br/transparencia), onde as informações financeiras da administração municipais estão disponíveis em tempo real. O objetivo é que o Painel seja um chamariz para que a população acesse e acompanhe a administração municipal através do Portal da Transparência

O Painel segue as determinações da Lei de Acesso as Informações. “Esta é mais uma ação da Prefeitura de Cuiabá em busca de promover, cada vez mais, a transparência e a visibilidade de suas ações”, explicou o controlador Geral de Cuiabá, Luiz Mário de Barros.

Além do painel, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas buscando a transparência, como a conclusão, pela Controladoria Municipal, do GT Transparência, que traz um estudo minucioso das legislações relacionadas à transparência e aponta medidas que o município precisa tomar para se adequar a legislação vigente.

A Controladoria do Município também promoveu de uma série de atividades nos bairros, em que o Portal da Transparência foi apresentado a comunidade. Outra medida foi a implantação ações internas na Prefeitura visando desenvolver uma cultura de transparência junto aos servidores de todas as secretarias.

Os munícipes também podem tecer críticas e dar sugestões sobre a melhor forma da Prefeitura de Cuiabá divulgar suas ações por meio do e-mail: gttransparencia@cuaiba.mt.gov.br.  “Com as críticas e sugestões vamos melhorar cada vez mais a forma de divulgar nossas informações. Nossa meta é colocar Cuiabá como uma das cinco melhores capitais brasileiras na divulgação de dados”, declarou Luiz Mário de Barros.

“Este é um grande momento que estamos vivendo. Cuiabá participou ativamente da Consocial (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social) nas etapas municipal, estadual e nacional, e está cada vez mais em busca da transparência. É isto que a sociedade precisa, de mecanismos que a ajudem a combater a corrupção, os desvios de verba e tudo aquilo que faz mal a administração pública e, portanto, a sociedade”, declarou a presidente da Consocial Cuiabá (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social), irmã Cleofa.

O painel explicita que, no ano de 2012, a Prefeitura de Cuiabá está com superávit em suas contas, isto é, a receita está maior que as despesas. O Secretario Municipal de Governo, Lamartine Godoy (que na solenidade de inauguração representou o prefeito Francisco Galindo), disse que o superávit é resultado de uma administração séria, austera e corajosa realizada pelo prefeito Francisco Galindo e por toda equipe de servidores municipais.

“Esta administração vai deixar uma prefeitura mais transparente, mais correta e que honra seus compromissos. Os salários estão rigorosamente em dia, assim como o pagamento dos fornecedores. Isto é resultado de muito trabalho e empenho de toda equipe municipal. Temos, hoje, uma prefeitura mais humana e responsável”, finalizou Lamartine.