Controladoria / COMUNICAÇÃO

27 de Setembro de 2018 09h04

Ouvidoria Geral do Município registra mais de 1.800 atendimentos entre janeiro e setembro

27/09/2018

CAROLINA MIRANDA

A Ouvidoria Geral do Município apresentou balanço das solicitações recebidas de janeiro a setembro de 2018. Até o momento, o canal de comunicação entre comunidade e Poder Executivo recebeu mais de 1.800 demandas, dentre pedidos de informações, comunicados de irregularidades, reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios. Os atendimentos se dividem em questões relativas à limpeza, manutenção, serviços, trânsito, recursos e outros.

No ranking das pastas mais solicitadas figuram a Secretaria de Ordem Pública, Obras Públicas, Saúde e Educação. Seguidas das Secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Procuradoria Geral e de Gestão.De acordo com o assistente administrativo da Ouvidoria, Carlos Alberto Chagas, todas estas solicitações foram encaminhadas aos setores responsáveis.

Ele reforça que o cidadão é o responsável por passar informações quanto às condições da prestação dos serviços, a apontar falhas, a identificar necessidades, a propor alternativas, além de validar as boas práticas implementadas pela gestão. Esta interação, portanto, é responsável pela manutenção de um mecanismo de impacto social amplo e significativo.

“É uma ferramenta estratégica de gestão que representa um termômetro da atuação institucional. É uma fonte de oportunidades, visto que permite à instituição identificar pontos de estrangulamento de sua atuação assim como procedimentos inadequados, corrigindo-os a fim de que seus serviços sejam aperfeiçoados”, diz.

Carlos explica ainda que, a população pode acessar os serviços por meio do site, telefone ou presencialmente. “A percepção do conceito de cidadania amplia o conhecimento de direitos e, por consequência, faz surgir um cidadão cada vez mais exigente. Assim, ao oferecermos este canal, é essencial que o discurso seja efetivamente reproduzido e que os valores de respeito a sociedade sejam aplicados”, declarou.

O serviço

A Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá - OGM, foi criada pela Lei Complementar 137 de 17 de Janeiro de 2006 e teve sua estrutura orgânica e hierárquica criada por meio da Lei Complementar 225 de 29 de dezembro de 2010. No ano seguinte passou por uma reestruturação por meio da Lei Complementar 250 de 15 de julho de 2011. O Regimento Interno da OGM foi instituído e publicado na Gazeta Municipal 1069 em 05 de agosto de 2011, por meio da portaria 001/2011/GAB/OGM, definindo o funcionamento da Ouvidoria Geral.

“Este é um instrumento de fundamental importância na defesa dos direitos do cidadão. O seu papel não é o de procurar e apontar defeito na ação da instituição, mas funcionar como uma espécie de controle de qualidade do serviço prestado ao cidadão” finaliza o assistente.