Terça, 26 de fevereiro de 2019, 10h04
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Controladoria / TRANSPARÊNCIA

Ouvidoria Geral de Cuiabá tem novo titular para os próximos dois anos

O administrador, pós-graduado em gestão pública, Heitor Geraldo Reyes, assumiu a função na última semana


Fazer da Ouvidoria uma porta de entrada para o cidadão na gestão do Município. Esse é o objetivo principal do administrador, pós-graduado em gestão pública, Heitor Geraldo Reyes, de 56 anos, que assumiu, na última semana, a função de novo ouvidor-geral do Município. Escolhido após a análise de listas tríplices indicadas por diversas entidades representativas da sociedade civil, Heitor fica no cargo pelos próximos dois anos.

Durante esse período, o novo ouvidor-geral tem a missão de implantar no órgão uma metodologia inovadora, que deve facilitar a aproximação da população à Prefeitura de Cuiabá. Para isso, foram estabelecidas metas específicas como: organizar as informações solicitadas, diminuir o tempo de resposta nas demandas, modernizar o acesso à comunicação e dar continuidade ao processo de transparência nos atos da Administração Pública.

Com a experiência de ter atuado por oito anos na Ouvidoria Setorial da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Heitor comenta que, de acordo com seu planejamento inicial, a ideia é implantar ferramentas que irão facilitar o diálogo com o munícipe. Segundo ele, em seu período na Jucemat foi possível alcançar um nível de satisfação de 97% nas respostas das demandas e é isso que será trazido para o Executivo.

“Em sua maioria, as demandas eram solucionadas em 24 horas. Aqui na Prefeitura, vamos buscar diminuir esse prazo nas respostas também. O principal fator que temos que ter atenção é esse. O cidadão quer se sentir ouvido e esse é nosso papel. Por exemplo, se um alguém apresenta um problema, devemos ser ágeis e transparentes. Ainda que nossa resposta não seja a esperada naquele momento, é fundamental que o retorno seja dado”, explica o ouvidor-geral.

O titular da Controladoria Geral do Município, Marcus Brito, relata que diversas ações devem ser encadeadas nos próximos anos, fazendo com que Cuiabá se coloque na frente de grande parte das cidades brasileiras. “A ouvidoria tem um papel de organizar as informações que são da gestão pública em relação à necessidade da população. Dessa forma, a figura do ouvidor é extremamente importante, principalmente por ser ele mais um representante do povo dentro da gestão pública”, comenta Brito.

A Ouvidoria

A Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá foi criada pela Lei Complementar 137 de 17 de Janeiro de 2006 e teve sua estrutura orgânica e hierárquica criada por meio da Lei Complementar 225 de 29 de dezembro de 2010. No ano seguinte passou por uma reestruturação por meio da Lei Complementar 250 de 15 de julho de 2011. As competências legais da Ouvidoria Geral do Município estão elencadas no artigo 2º desta lei.

Conforme a legislação, a Ouvidoria tem por finalidade promover o exercício da cidadania, acolhendo, e encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, denúncias, reivindicações e elogios relativos à prestação de serviços públicos municipais em geral. Também cabem ao órgão as representações contra o exercício negligente ou abusivo de cargos, empregos e funções do Poder Executivo Municipal.

A Ouvidoria Geral do Município está localizada Prefeitura de Cuiabá - 5º Andar. O cidadão que necessitar dos serviços do órgão também pode fazer pelo telefone 0800 645 01 56; E-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br; e pelo endereço eletrônico http://ouvidoria.cuiaba.mt.gov.br/. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

 

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