Controladoria / TRANSPARÊNCIA

23 de Março de 2017 17h34

Novo Portal da Transparência completa um ano com mais de 130 mil acessos

23/03/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O novo Portal da Transparência completou um ano nesta quarta-feira (22). Contabilizando 132.444 acessos desde sua implantação, a versão atualizada trouxe maior eficiência e rapidez na procura por contratos, licitações e toda a legislação municipal, por meio de buscas funcionais.

“Esta ferramenta faz muito mais que cumprir a Lei de Acesso à Informação. Ela também permite ao cidadão a oportunidade de se envolver facilmente com tudo aquilo que a gestão municipal tem realizado, como a administração dos recursos e inventário do órgão público. Além disso, o portal oferece a opção ‘Consulte seu Processo’, em que o munícipe pode acompanhar a tramitação de seus procedimentos sem precisar se deslocar à Prefeitura de Cuiabá. Há também a seção de ‘Serviço ao Cidadão’, que permite ao usuário a emissão certidões negativas de vínculo municipal, além de outros atributos direcionados à população”, afirmou Marcus Brito, controlador geral do município.

Com o objetivo de criar a “cultura da transparência” na Capital, o portal passa por frequentes atualizações, que visam trazer melhorias na sua navegabilidade, além de trazer outras ferramentas que aumentem o envolvimento do munícipe com a plataforma. Considerando que o instrumento de acesso à informação foi desenvolvido para facilitar a vida do cidadão, a Controladoria Geral do Município criou um espaço dedicado à críticas, recomendações e sugestões.

“O espaço ‘Fale com o Portal’ é uma ferramenta que desenvolvemos para que a população tenha acesso rápido ao município. Sabemos que algumas dificuldades quanto ao manuseio do site podem passar despercebidas por nós e é justamente por isso que contamos com a ação fiscalizatória do cidadão, para que ele nos alerte e nos ajude a aprimorar um serviço que foi totalmente planejado para ele. Já chegamos a fazer alterações mediante as sugestões que recebemos e queremos que a participação popular na gestão pública vá além do acesso à informação. A Prefeitura de Cuiabá quer que o contribuinte se envolva ativamente em tudo que desenvolvemos”, concluiu Luana Kahara, diretora de Transparência de Cuiabá.