Controladoria / ORIENTAÇÃO/SEMANA DA TRANSPARÊNCIA

09 de Maio de 2017 17h16

Crianças aprendem princípios éticos e conhecem gestão pública na Semana da Transparência

09/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As crianças da rede pública de ensino estão tendo a oportunidade única de conhecer a gestão municipal, ao longo da 4ª Semana da Transparência, que começou nesta terça-feira (09) e vai até a sexta-feira (12). Idealizado pela Controladoria Geral do Município, o tradicional evento tem ensinado princípios éticos e morais às crianças, além de permiti-las conhecer o Palácio Alencastro em sua totalidade, com uma visita especial ao prefeito Emanuel Pinheiro.

A iniciativa, que teve sua abertura oficial nesta manhã com a palestra “Transparência e Controle Social”, foi conduzida pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, Moisés Maciel, e ofertada a universitários. A proposta Semana tem por objetivo inserir os jovens na administração pública, desenvolvendo a cidadania ainda na pouca idade. Para o controlador-geral do município, Marcus Brito, orientar as crianças sobre condutas corretas, ilegalidades e de que forma elas podem se envolver com o que acontece em sua cidade é fundamental para a formação de adultos que contribuem para o crescimento da terra onde vivem.

“O futuro de Cuiabá está nas mãos destas crianças. Elas serão os próximos prefeitos e prefeitas, secretários, gestores e empreendedores. Ao firmarmos princípios tão cruciais em suas mentes, estamos consolidando a cidadania, estimulando-as a atuarem como agentes sociais transformadores. De forma lúdica e divertida, estes alunos estão aprendendo a aplicar a ética em pequenas e grandes coisas, sendo também fiscalizadores dos serviços prestados pelo município, uma vez que passam a dimensionar todas as atribuições que ele desempenha. Com os ensinamentos passados, estes pequenos serão capazes de contribuir para o fortalecimento do seu ambiente escolar de forma digna, bem com de seus próprios lares”, pontuou.

Ao longo dos quatro dias de evento, 630 alunos, de 15 unidades de ensino, passarão pelos corredores do Palácio Alencastro. Para o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, é fundamental que haja a plena integração dos estudantes com o trabalho da Prefeitura de Cuiabá, que é projetado e executado pensando nas necessidades de suas famílias.

“O órgão municipal deve zelar pela transparência, fazendo dela um de seus pilares na gestão dos recursos oriundos do povo. Ao presenciarmos um evento como este, temos a certeza de que estamos caminhando na direção correta, principalmente se considerarmos o atual momento político-social vivido pelo país. O controle social deve fazer parte da rotina de todo o cidadão e com este trabalho preventivo, a Prefeitura dá um passo à frente, olhando para os tempos vindouros, pensando em uma Cuiabá onde a probidade e a integridade no setor público é uma constante. Com o apoio de toda a população, inclusive destes pequenos cidadãos, vamos construir uma Capital onde todos os serviços municipais caminham em sincronia”, disse.

Para o conselheiro Moisés, a data de início das atividades da 4ª Semana da Transparência é marcada como uma manhã de cidadania, que reforça o compromisso que todos os que residem aqui devem ter em relação à cidade. De acordo com ele, o controle social se faz presente quando a população abraça Cuiabá, cuidando de todos os atributos que a norteiam. “Esta máxima se faz real quando o povo atua ativamente, acompanhando tudo o que acontece ao seu redor. Ser cidadão implica em acompanhar a gestão pública de seus recursos, estar a par do que está sendo feito até mesmo no condomínio onde mora, observando a terra que o envolve, olhando para ela atentamente e com carinho. Creio que se exercermos a cidadania, vamos ajudar os gestores incumbidos a administrar nosso dinheiro a efetuar um bom trabalho, pensando nos benefícios e nas necessidades de sua população”.  

Primeira visita

Uma das primeiras turmas a conhecer a estrutura organizacional e estrutural do Palácio Alencastro teve a oportunidade de ter uma franca conversa com o prefeito Emanuel Pinheiro. Durante o encontro, os alunos da EMEB Maria da Glória de Souza puderam tirar algumas dúvidas sobre o trabalho realizado pelo gestor, além de conhecer algumas das iniciativas já implantadas pelo município.

Para o prefeito, a visita reforça ainda mais quem é o futuro da Cuiabá dos 300 anos. “Eles são o nosso amanhã e seu interesse e envolvimento com a cidade é fundamental, pois muito em breve tudo que estamos fazendo estará sob seus cuidados diretamente. Eles já estão herdando todo o investimento que está sendo feito na estrutura da nossa Capital e é nosso dever projetar uma terra que honre seus habitantes, principalmente estas crianças, que construirão os próximos 20 anos”, salientou Pinheiro.   

Segundo a professora da unidade, Wanda dos Santos Vilas Boas, o passeio foi produtivo e explanou ainda mais os atributos que já têm sido ensinados nas escolas. “Os projetos desenvolvidos pela Controladoria fazem parte da rotina de aprendizado dos alunos e com essa visita técnica, eles puderam aprender fora da sala de aula algo que será ainda mais marcante na formação acadêmica e pessoal de cada um deles”, concluiu.