Controladoria / TRANSPARÊNCIA

14 de Fevereiro de 2017 09h25

Controladoria orienta diretores Administrativos sobre controle interno e transparência

14/02/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Wanderson Arruda

Waderson Arruda

Durante reunião com os diretores Administrativos Financeiros (DAF) da Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (13) a Controladoria Geral do Município (CGM), apresentou o Portal da Transparência aos servidores e os alertou a respeito da responsabilidade em conduzir o bom andamento das secretarias municipais, através de suas atividades.

Segundo a diretora de Transparência, Luana Kahara, é fundamental esclarecer que todas as informações manipuladas por esses servidores são expostas no Portal da Transparência, o que torna necessária a atenção para que os procedimentos sejam feitos corretamente, evitando falhas, possíveis advertências e notificações por parte do Tribunal de Contas do Estado.

“Muitos dos diretores são novos e ainda estão em fase de adaptação em relação à prestação do serviço público ao cidadão. Por isso viemos norteá-los a respeito dos recursos humanos e da vitalidade do trabalho que eles desenvolvem dentro de suas pastas” frisou Luana.

Os profissionais também foram orientados sobre a eficiência na prestação de contas das despesas da pasta e sobre a organização indispensável para dar baixa nas férias dos demais servidores. O desígnio é para que não haja má compreensão ou conclusões dúbias sobre a transparência da prestação do serviço público.

Para Wanderson Arruda de Oliveira, diretor de Controle Interno da CGM, é importante que os diretores compreendam a dimensão de seu trabalho e a forma que ele pode impactar a administração pública como um todo. Para que as pastas municipais caminhem de forma ordenada, a Controladoria mantém contato direto com os diretores, auxiliando quando necessário.

“Muitas das atividades desempenhadas pelos diretores estão ligadas à CGM. Eles se encontram na primeira linha de controle dos atos praticados pela Prefeitura e a nossa dinâmica profissional implica em nós aferirmos a efetividade deste controle desempenhado por eles. Dessa forma, conseguimos conduzir o serviço ao cidadão de forma correta, otimizando os recursos e sua devida prestação”, concluiu Wanderson.