Controladoria / APOSENTADORIA

16 de Fevereiro de 2017 17h32

Controladoria e Cuiabá-Prev dialogam sobre previdência municipal

16/02/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Controladoria Geral do Município e o Cuiabá-Prev dialogaram sobre a previdência municipal nesta quinta-feira (16). A reunião foi marcada pela primeira visita do controlador-geral, Marcus Brito, às instalações da unidade, que também conheceu o funcionamento da Secretaria-adjunta e como ela atua em prol do servidor municipal.

“É fundamental nos envolvermos no trabalho desempenhado pelo Cuiabá-Prev. Eles possuem a árdua tarefa de cuidar do futuro dos servidores municipais, buscando investimentos positivos e aumentando seu patrimônio, para que em meio à crises econômicas, aqueles que dedicaram sua carreira profissional ao serviço público não sejam prejudicados. É uma responsabilidade que também implica em dar publicidade às suas ações no Portal da Transparência, o que salienta ainda mais o compromisso de trabalharmos juntos”, afirmou.

Para o secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge, o compromisso da pasta é trazer a Prefeitura de Cuiabá para dentro do Cuiabá-Prev e vice versa, para que ambas não sejam vistas com distanciamento. De acordo com ele, é importante que os gestores compreendam a dimensão de suas atitudes no âmbito municipal.

“Todos os atos que um gestor desempenha em sua pasta impactam na previdência social. A política de valorização do servidor é muito positiva, mas precisa ser pensada corretamente, ponderando as limitações financeiras atuais da secretaria, bem como o montante disponível que ela tem para realizar esse investimento. O funcionário merecer ser valorizado e isso deve ser feito respeitando o orçamento, por isso que é necessária uma harmonia entre todos os setores municipais”, contou.

Durante a reunião, o secretário-adjunto também apresentou à Controladoria a evolução patrimonial de 2013 a janeiro de 2017, além do portfólio de investimentos do Cuiabá-Prev. “Atualmente temos 100 tipo diferentes, que resultaram em um patrimônio que hoje supera os R$ 171 milhões, maior do que o valor referente ao ano de 2016. Isso é fruto de um intenso e extenso trabalho, que conta com o apoio e compromisso das demais pastas”, concluiu Fernando.