Controladoria / CIDADANIA

29 de Maio de 2017 13h29

Controladoria capacita professores para aplicação do programa Um Por Todos e Todos Por Um

29/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

A Controladoria Geral do Município está capacitando os professores da rede municipal de ensino quanto à aplicação do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um”. Ao longo desta segunda (29) e terça-feira (30), os gestores serão orientados a respeito de todas as ferramentas que norteiam a iniciativa, bem como formas de utilizá-las em salas de aula com seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

“Fruto de uma parceria com o Instituto Maurício de Souza, o programa tem o objetivo de estimular o exercício da cidadania na vida das crianças. Com um material lúdico e divertido, completamente construído com os icônicos personagens da Turma da Mônica, a iniciativa traz atividades, lições e projetos a serem desenvolvidos com os alunos. Focando em posturas corretas, formação de caráter irrepreensível e o respeito à diversidade, o ‘Um Por Todos’ é um jeito irreverente de plantar uma sementinha na mente destes pequenos, os ajudando a compreender seu valor e importância social, os incentivando a assumirem o papel de agentes transformadores do ambiente em que convivem”, afirma Marcus Brito, controlador-geral do município.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Cimira, a proposta é pontual e pertinente, considerando o atual contexto político-econômico vivido pelo país. Segundo a gestora, fomentar a cidadania e a importância das atitudes tomadas no dia-a-dia por essas crianças, é uma forma de desenvolver a consciência social em cada uma delas e os efeitos surtidos são imensuráveis.

“Este Programa tem um alcance que extrapola as dimensões territoriais das unidades públicas de ensino. Cada semente plantada por meio das inúmeras atividades desempenhadas frutificam na formação do caráter destas crianças. Todo o trabalho dedicado pelos professores afetam também os pais, familiares e vizinhos, compreendendo – de forma geral – a comunidade onde estes alunos moram. A ética e a cidadania aplicada ludicamente se transformam em memórias vivas, que também abarca o comportamento delas no convívio social”, disse.

Atendendo 54 unidades e quase cinco mil alunos da rede municipal, o Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um’  tem seu foco direcionado para estudantes do 5º ano. Em Cuiabá, a proposta já atinge 100% do público alvo, além de acolher também algumas turmas do 3º ano, seguindo uma determinação do MEC para regiões mais carentes. Para Larissa Alvim, coordenadora do Núcleo de Prevenção e Combate à Corrupção da Controladoria Geral da União, a escolha possui motivações direcionadas.

“Esta fase é considerada a de transição, na qual os alunos estão caminhando em direção à adolescência. Além de compreenderem alguns assuntos com maior propriedade, o material lúdico e interativo continua atraente para essa faixa etária, sendo bem recebido e aproveitado em sala de aula. Para os professores, o programa visa ser uma ferramenta a mais de trabalho e não um problema. Não há obrigatoriedade em seu uso, mas queremos incentivá-los a adotá-lo. Muito mais que necessário para mudar nossa atual realidade nacional, a aplicação do ‘Um Por Todos’  quer ajudar na construção de cidadãos mais coerentes e conscientes, na esperança de que no futuro teremos governantes e gestores mais corretos e bem intencionados”, conclui.