Controladoria / Gestão

16 de Janeiro de 2017 09h48

Controlador quer estreitar laços com população e manter transparência

16/01/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Michel Alvim

Arquivo

O Controlador Geral do Município, Marcus Brito, destacou durante entrevista à Rádio Capital FM, que Cuiabá está entre as 10 Capitais mais transparentes do Brasil, segundo o ranking do Ministério Público Federal, e afirmou que, em sua gestão, pretende estreitar os laços com a comunidade cuiabana e ainda investir na formação dos gestores para garantir a continuidade desse índice. 

“Esse ranking ainda é da administração passada, entretanto, pretendendo avançar e garantir números ainda melhores. A ideia, a principio, é investir na formação dos gestores para que a informação chegue ao cidadão. Nosso primeiro passo será dar início a “Semana de Transparência” (instituída por lei), que deverá ser realizada na Praça Alencastro”, pontuou.

Sobre aproximar a comunidade da gestão, Brito ressaltou que a Pasta seguirá com o desígnio do Prefeito Emanuel Pinheiro. “O prefeito quer abraçar a população cuiabana com os serviços, mostrando principalmente a transparência. E nós vamos trabalhar intensamente para oferecer isso, tanto no Portal Transparência, quanto na Diretoria e na Controladoria.” enfatizou o Secretário.

Brito também reforçou que está entre o planejamento da Pasta, realizar auditorias em todas as secretarias.  “Faremos auditorias anuais para assimilar a atual situação de cada Secretaria. Queremos descobrir se ocorreram irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE, e se sim, quais foram. Precisamos averiguar se as secretarias estão de acordo com os planejamentos estabelecidos previamente e se foram implantadas com eficácia e, em conformidade à consecução dos objetivos. Já iniciamos uma pesquisa compreendendo os cinco anos retroativos”, assegurou. 

Ainda na entrevista, o procurador reforçou a preocupação em investir em informação continuada ao cidadão.  “Enquanto não for realizado um trabalho de base, o cidadão não vai ter conhecimento dos seus direitos e deveres. E, com relação aos servidores, as infrações cometidas por” excesso ou abuso de poder serão automaticamente enviadas para a Corregedoria. Por mais que o órgão tenha avançado na questão de acesso à transparência, o cidadão ainda tem dificuldades a essas informações”, finalizou.