Controladoria / VISITA TÉCNICA

24 de Agosto de 2017 08h52

Controlador-geral do Município apresenta serviços da Controladoria ao auditor-geral de Rondonópolis

24/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O controlador-geral do Município, Marcus Brito, apresentou o vasto leque de serviços desempenhados pela Controladoria ao auditor-geral de Rondonópolis, Fabricio Roberto, nesta terça-feira (22). Ao longo da visita, o gestor compartilhou algumas medidas adotadas pela pasta com o objetivo de fortalecer o controle interno e fomentar o controle social nos jovens estudantes da rede municipal de ensino.

Para o titular da pasta, a oportunidade de trocar experiências e compartilhar conhecimentos com a Unidade Central de Controle Interno de Rondonópolis é valiosa. Segundo ele, o interesse em conhecer as atividades da Capital evidencia a qualidade do trabalho desempenhado pela Prefeitura de Cuiabá em prol de uma cidade cada vez mais transparente, sempre à disposição do contribuinte.

“A Controladoria Geral do Município possui iniciativas de longa data bem consolidadas, que têm contribuído cada vez mais para os índices de transparência da Capital. Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em manter a gestão pública com seus gastos e investimentos pontualmente demonstrados para o conhecimento do cidadão, a CGM tem trabalhado em propostas que também façam emergir o mesmo empenho fiscalizatório nas nossas crianças da rede pública. Para que o controle social possa ser um atrativo aos olhos da nossa juventude, realizamos a Semana da Transparência, que oferece uma imersão nas funcionalidades do município, permitindo-os vivenciar o que fazemos de perto, à medida que atividades dinâmicas e lúdicas salientam o papel importante que eles possuem na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Para o auditor-geral da Unidade Central de Controle Interno de Rondonópolis, é importante absorver os resultados testemunhados por Cuiabá, mediante o intenso investimento na formação da consciência cidadã na população. Segundo Fabricio, o modo de condução da transparência pública através de projetos como Escola Transparente e Um Por Todo e Todos Por Um apresenta algumas sugestões positivas que podem servir de inspiração para aprimorar ainda mais as ações feitas no município vizinho.

“Nós estamos sempre buscando mecanismos que permitam o aprimoramento do acesso à informação referente a todos os desdobramentos realizados pela Prefeitura de Rondonópólis e atividades como estas são interessantes e podem nos ajudar a realizar nossa missão das formas mais distintas. Viemos conhecer o trabalho de Cuiabá por saber que a cidade tem sido referência nacional e pudemos testificar de perto que os bons resultados são reflexos de muita técnica aplicada de maneira acessível e visível”, concluiu.