Controladoria / RETA FINAL

19 de Julho de 2019 10h52

Comissão avalia trabalhos do 5º Concurso de Desenho e Redação

19/07/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

A Comissão de Avaliação, estabelecida pela Portaria nº 01/2019, realizou a análise dos trabalhos recebidos pelo 5º Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá. Por meio do evento, coordenado pela Controladoria Geral do Município, foram produzidos um total de 4.905 desenhos, 618 redações, com o envolvimento de 6.174 alunos e 182 professores da rede municipal de educação.

A avaliação foi finalizada na semana passada e terá o resultado final divulgado no site http://e-eventos.cuiaba.mt.gov.br/, no dia 01 de agosto. A análise dos trabalhos foi feita pela assessora pedagógica de formação de arte, Eliane Castilho Lírio, artista plástica, Odete Venâncio, artista plástico, Reginaldo Silva Gomes, e pela assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silma Gonçalves Ponce Corrêa da Costa. 

“O nível de qualidade dos trabalhos subiu muito. Percebemos que houve um empenho em orientar os alunos sobre a proposta do Concurso. Na categoria Desenho, por exemplo, acreditamos que o envolvimento mais efetivo dos professores de arte da rede municipal foi fundamental. As crianças expressaram, de forma espontânea e original, suas visões”, destacou avaliadora Eliane Castilho Lírio.

O evento

O Concurso de Desenho e Redação é voltado para os estudantes do 1º ao 9º ano, da rede municipal de ensino. O evento tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse por assuntos ligados à área de ética, cidadania e controle social. “Por meio do tema “Se você fosse prefeito, o que faria para o seu bairro?”, buscamos fomentar o debate sobre questões importantes para um comunidade. O concurso foi um sucesso e no dia 08 de agosto vamos finalizar com a cerimônia de premiação”, disse o controlador-geral do Município, Marcus Brito.

O concurso está dividido em três categorias, sendo elas: Desenho, para alunos do 1º ao 5º anos; Redação, para os matriculados do 6º ao 9º ano; e Escola Cidadã, reservada para as instituições que montarem um Plano de Mobilização, desenvolvendo estratégias de incentivo ao debate sobre o tema entre os estudantes. O evento dará aos três primeiros colocados de todas as categorias: bicicletas, tablets e mine games portáteis.  

A edição premiará também os professores, cujos nomes estejam no formulário dos trabalhos selecionados como primeiro colocado de cada ano. Para eles, o Município oferece uma caixa de som Music Box Bluetooth. Ainda estão previstas as gratificações com uma impressora multifuncional, para a unidade de ensino vencedora da categoria Escola Cidadã, uma caixa amplificada de som, para a segunda colocada, e uma encadernadora, para a terceira.