Controladoria / CONTROLE SOCIAL

10 de Maio de 2018 15h02

Cidadania é brincadeira levada a sério na 5ª edição da Semana da Transparência

10/05/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Aprender os valores da cidadania pode ser um assunto complexo para os pequenos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mas pela tradicional Semana da Transparência, a temática ganha novas formas, uma didática mais lúdica e muito dinamismo. Encerrada nesta quinta-feira (10), a iniciativa realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município, trouxe novos ensinamentos para os estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino. As lições foram marcadas por um tour pelo Palácio Alencastro, pela eleição do prefeito mirim, além de atividades diversas que abordaram o bem-estar animal, as leis de trânsito, além dos perigos do mosquito aedes aegypti.

“Tivemos uma semana de muito aprendizado e novamente conseguimos alcançar nosso propósito de propagar a importância do controle social ainda na infância, com instrumentos interativos que facilitem a compreensão dos pequenos. Uma oportunidade única de vivenciar um pouco da administração pública, esta iniciativa reforça o compromisso da Controladoria de envolver a população no trabalho realizado interna e externamente, dando todos os subsídios para que eles se tornem agentes fiscalizatórios da gestão municipal, monitorando a forma como seus recursos são gastos. Com uma proposta inovadora e participativa, princípios éticos e morais foram aplicados no contexto vivido pelas crianças, de forma que elas consigam visualizar que fazer a diferença começa dentro de casa e da escola. Sabemos que todas essas sementes plantadas ao longo desses últimos dias frutificarão grandiosamente, afetando naturalmente as futuras áreas de convívio que eles terão com o passar dos anos”, afirmou Marcus Brito, controlador-geral do Município.

Este impacto a longo prazo também já foi percebido pelos professores que acompanharam os pequenos alunos pelos corredores do Palácio, nesta semana. Para a professora Elke Maria, da EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, a visita serviu como uma extensão dos assuntos tratados em sala de aula e ajudou os participantes a dimensionar não apenas as competências correspondentes a um poder público municipal, bem como suas respectivas posturas e comportamentos no dia a dia. A regente do 4º ano A da unidade ainda refletiu sobre a contribuição da Semana no processo de amadurecimento pessoal de cada um.

“Até então, eles não conseguiam compreender com tamanha proporção o quão importante é o trabalho feito por uma prefeitura. Em se tratando dos princípios éticos, ficou muito mais visível e claro perceber essas convicções em exemplos aplicáveis em sua rotina. A didática simples atuou categoricamente na construção cidadã das nossas crianças e eu estou encantada por ter tido essa oportunidade de estar aqui pela primeira vez. Como professora, percebo o tamanho dos reflexos que essa iniciativa corajosa exercerá na vida deles. Além de ser uma experiência educacionalmente enriquecedora, é também um momento único, onde eles puderam compreender que o poder para mudar está também nas mãos deles, em suas atitudes e nas futuras decisões que tomarão. Tudo isso já gerou uma marca no coração de cada um, que deixou a Prefeitura com a lembrança de um dia inesquecível”, pontuou a gestora.

As memórias da aula de campo já são evidentes na pequena Isabele Araújo do Nascimento, 9, que se entusiasmou com as perguntas feitas no Salão Nobre do município e se divertiu com a dupla de palhaças educativas da Jocum - Jovens Com Uma Missão. Animada para compartilhar tudo o que viu com seus pais, ela compartilhou alegria que a Semana da Transparência lhe proporcionou. “Aprendi muita coisa e eu adorei as lições que as tias da Controladoria ensinaram. Foi uma experiência muito boa e gostei de saber sobre as leis de trânsito e a importância de cuidarmos dos cachorrinhos e gatinhos, não abandonando e nem maltratando nenhum deles”, disse.