Controladoria / CIDADANIA

19 de Novembro de 2017 15h56

Aplicação do programa "Um Por Todos e Todos Por Um" é avaliada positivamente por pais e educadores

19/11/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Os pais dos mais de 70 alunos do 5º ano da Emeb Profª Guilhermina de Figueiredo, situada no bairro Carumbé, tiveram a oportunidade de participarem, na sexta-feira (17), da culminância do programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, organizada pela unidade de ensino. Depois das positivas mudanças comportamentais já notadas no cotidiano, os adultos foram presenteados com apresentações que coroaram a inserção do programa no contexto escolar das crianças. 

Fruto de uma parceria com a Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal, e também Instituto Maurício de Souza, o “Um Por Todos e Todos Por Um” foi inserido em 54 unidades escolares da rede municipal de educação, onde os cerca de 5 mil alunos do 5º ano de cada uma delas foram contemplados com kits educacionais que abordam, de maneira lúdica, a ética e cidadania, a partir de diferentes temas trabalhados em todo o ano letivo. 

Durante o evento de sexta-feira, os alunos de duas turmas matutinas e uma do período vespertino apresentaram poemas de autorias próprias, músicas já conhecidas e outras também criadas em sala de aula, textos críticos, e outros materiais relacionados aos aspectos debatidos pelo programa. Para o servidor público estadual, Edgilson Roni, 48 anos, pai da aluna Nicole Moreno, a iniciativa deve ser vista com muito bons olhos, pois trabalha temas importantes de uma forma dinâmica, saindo do pragmatismo e alimentando um envolvimento muito grande, não só dos alunos, mas também dos pais e professores. 

“Faço uma avalização muito positiva e tenho certeza que isso pode colaborar, não só para o futuro da minha filha, como para as demais crianças. O material distribuído e trabalhado apresenta diversas políticas como amor a pátria e respeito ao próximo, especificando vários itens englobados dentro da cidadania e da ética. A criança tem sempre que ter um incentivo, um algo a mais que seja diferente. E esse projeto tem essa diferença. Isso faz com que a criatividade delas seja despertada e a vontade de aprender também seja desenvolvida”, avaliou Edgilson. 

Segundo a coordenadora da Emeb, Lindinalva Gomes, a aplicação do programa dentro da escola foi maravilhosa desde o início. Ela conta que as crianças demonstraram uma aceitação muito boa em todos os temas, pois falar de cidadania é falar do dia a dia de cada uma delas. “Bastava apenas a gente trabalhar com variadas metodologias e isso o programa já traz com ele. Por isso houve uma facilidade na aceitação, tanto dos pais quanto dos alunos. Tivemos a participação de um total de 76 alunos, de três turmas diferentes”, relatou Lindinalva. 

A coordenadora do programa “Um Por Todos e Todos por Um” dentro da Controladoria Geral do Município, Joilce Botelho Acosta, explica que o retorno recebido com a aplicação da iniciativa tem sido extremamente positivo. Nesse sentido, ela destaca que, por meio de um termo assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá já possui material suficiente para atender toda a rede municipal de ensino pelos próximos três anos. 

“Em Cuiabá, já o terceiro ano que esse material é aplicado e a cada ano que passa conseguimos atender um número maior de alunos. Essa escola, em especial, decidiu fazer um fechamento do programa aqui na unidade. Todavia, teremos um momento, ainda este ano, em que levaremos os alunos de 12 escolas escolhidas por regionais, para demonstrarem para a CGU e o MPF o resultado da aplicação do programa em Cuiabá”, finalizou Joilce.