Controladoria / NOVIDADE

25 de Abril de 2018 15h05

5ª Semana da Transparência terá participação de crianças das redes de ensino estadual e particular pela primeira vez

25/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

A 5ª Semana da Transparência trará mais uma novidade em 2018. Pela primeira vez, crianças das redes de ensino estadual e particular terão a oportunidade de conhecer o funcionalismo público, além de aprender lições lúdicas voltadas para a cidadania e o controle social. A participação inédita faz parte do compromisso da Controladoria Geral do Município (CGM) de ampliar o alcance de suas atividades, permitindo que mais pequenos sejam impactados com a importância de se tornarem agentes participativos na sociedade, cuidando do ambiente que os rodeia.

Para o controlador-geral do município, Marcos Brito, levar a Semana da Transparência para além das fronteiras municipais é um passo importante para a formação da consciência cidadã nos mais novos. “Temos feito este trabalho com os pequenos das escolas públicas da Capital há um bom tempo e queremos que essa experiência tão enriquecedora alcance novos grupos. Saber como funciona a Prefeitura de Cuiabá e qual o seu papel dentro deste contexto é uma virtude que precisa abranger toda a parcela infantil. O desafio é obviamente grande, mas pouco a pouco estamos cumprindo esta missão, que é levar o conhecimento e a informação para todas as esferas sociais. Nossas crianças têm amadurecido dentro da escola devido a este trabalho anual e queremos que esta visão de mundo mais vasta também seja ensinada aos alunos das escolas particulares e estaduais. Muito mais que aprenderem as disciplinas cruciais em sala de aula, é importante ter essa vivência fora da classe, desbravando novos conteúdos que os prepararão para a vida”, afirmou.

Nesta edição, duas escolas participarão da iniciativa, sendo elas a Adventista, além da E.E. Souza Bandeira. Ao todo, 154 crianças serão contempladas com a divertida dinâmica da Semana, tendo a oportunidade de conhecer a estrutura física e institucional da Prefeitura, além de obterem lições vinculadas ao trânsito da cidade, o combate ao mosquito aedes aegypti, bem como a respeito do bem-estar animal - com a presença de filhotes de cão e gato resgatados das ruas. Para a diretora de Transparência do município, Luana Kahara, o momento será marcante na vida destes pequenos, considerando o ineditismo da proposta.

“Nós estamos indo muito mais além do que já fizemos, pois cremos e percebemos o quão transformadora a Semana da Transparência é na vida das crianças. Queremos formar muito mais do que bons alunos, mas sim cidadãos de bem que se posicionam diante da corrupção, reconhecem os seus direitos e deveres e os empregam no contexto social onde se encontram. Muitos deles ainda não compreendem o valor que possuem e este evento possui esta exata finalidade, de abrir a mente de cada um dos participantes, permitindo que eles se vejam como pessoas que podem e devem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. E como esponjinhas - que absorvem tudo em uma velocidade surpreendente -, sabemos que eles também serão propagadores do que aprenderem conosco, levando para dentro de seus lares as novas experiências que viveram. Estamos animados para envolvê-los no funcionamento da nossa cidade e esperamos que isso sirva de inspiração para que mais escolas nos procurem nos anos seguintes”, concluiu.

A 5ª Semana da Transparência acontecerá entre os dias 04 de 10 de maio, no Palácio Alencastro.

Serviço:

O que: 5ª Semana da Transparência