Controladoria / NOVIDADE

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

A 5ª Semana da Transparência está ampliando ainda mais o seu alcance no controle social, com o investimento em novas temáticas. E pela primeira vez, a edição de 2018 abordará a consciência animal em crianças, com a presença de filhotes de cães e gatos resgatados. A interação visa orientar os pequenos estudantes da rede municipal de ensino a cuidar bem dos animaizinhos na prática, com um olhar mais sensível e social para eles. Realizada pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a iniciativa será inovadora e vai propiciar uma experiência singular na vida dos estudantes. O quinto evento acontecerá entre os dias 04 de 10 de maio.

“Muito mais que orientar os alunos quanto aos princípios básicos de uma administração pública, a Semana da Transparência visa trazer uma experiência real para a vida de cada um deles, permitindo que seu entendimento sobre a cidade onde moram cresça muito mais. O conhecimento teórico aliado à prática em atividades lúdicas os ajudam a perceber melhor qual é o seu papel como cidadãos e o que eles podem fazer para garantir que Cuiabá seja uma capital cada vez melhor para viver. Com essa perspectiva de sair do lugar comum, nos unimos à Diretoria de Bem-Estar Animal para desenvolvermos uma política de consciência animal nos pequenos. Através deste contato com os filhotes, eles terão uma percepção diferente sobre o quão impactante é o cuidado do homem na vida desses animais resgatados. Muitas crianças não compreendem os efeitos nocivos e perigosos que maus-tratos e abandono podem  gerar e nós vamos ensiná-los que mesmo ainda bem jovens, eles possuem uma responsabilidade social de combater toda e qualquer agressão e negligência a esses bichanos”, afirmou Luana Kahara, diretora de Transparência do município.

Embora as crianças sejam pequenas demais para compreender e dimensionar a legislação municipal, não é difícil comprimir os princípios fundamentais da Lei municipal nº 436/17 - que dispõe sobre as políticas de proteção voltadas para os animais. Através de uma didática ilustrativa e envolvente, teoria e prática se unem em lições valiosas, que muito mais que proporcionar momentos de lazer com a presença desses bichos, planta também uma pequena semente de consciência cidadã neles. Ensiná-los a adotar boas práticas com estes companheiros ainda possibilitará que eles se tornem disseminadores de posturas éticas, uma vez que todo o conteúdo absorvido refletirá diretamente na forma como cada aluno trata as circunstâncias que os rodeiam. Para Saula Ouverney, diretora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a formação do discernimento social começa na pouca idade.

“Se nossas crianças são bem ensinadas, naturalmente elas se tornarão adultos melhores, que assumem suas responsabilidades como agentes sociais participativos que prezam por uma convivência harmônica entre todos. Maus-tratos, abandono, negligência e qualquer outro tipo de abuso contra animais domésticos são práticas terminantemente proibidas e não há nada gratificante que nasça desse tipo de comportamento. Queremos criar cidadãos honestos e justos e aplicar esse conceito é fundamental para isso. Além disso, essa será uma oportunidade valiosa de rompermos alguns paradigmas que muitas vezes os estudantes podem ter. Na presença de filhotinhos dóceis, eles perceberão o quão prazeroso é poder ter um cãozinho ou gatinho como melhor amigo. Diversão e conhecimento marcarão essa parceria, que vai tornar a Semana da Transparência ainda mais construtiva, proveitosa e lúdica”, concluiu.