Controladoria / Transparência

10 de Novembro de 2016 18h15

3º Concurso de Desenho e Redação promove criatividade e consciência político-social em crianças e adolescentes

10/11/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Arquivo

Cerca de 200 crianças e adolescentes da Escola Rural de Educação Básica Novo Renascer tiveram uma experiência diferente nesta semana, com a realização da versão compacta do 3º Concurso de Desenho e Redação. Criado pela Controladoria Geral do Município, a edição de 2016 sofreu algumas alterações em respeito à legislação eleitoral. Neste ano, o tema foi “Um Por Todos e Todos Por Um: pela Ética e Cidadania”.

“Optamos por esse tema para que os estudantes pudessem entender um pouco a dimensão da importância que eles têm para a sociedade, ainda que sejam muito novos. Ao trabalharmos assuntos como bullying, respeito às diversas profissões, cuidado com o patrimônio público e quais formas eles podem contribuir para um ambiente mais justo, estimulamos no nicho infanto-juvenil a reflexão sobre que tipo de Brasil eles querem e o que podem fazer para torná-lo assim. Ética e cidadania também implicam em aceitar as diferenças, compreendendo que cada colega de classe ou amiguinho é especial, independentemente de sua origem. Esses valores ensinados através de nossas atividades como o concurso ajudarão a moldar seu caráter permanentemente”, afirmou Wesley Bucco, controlador-geral do município.

Adaptado para acontecer em um único dia, o concurso contemplou os alunos do 1º ao 5º ano com a categoria de Desenho, enquanto os estudantes do 6º ao 9º ano ficaram encarregados de realizar uma redação abordando o leque de desdobramentos que envolvem o tema. Entre os participantes, respeito às diferenças, prestação de contas e valores morais foram os assuntos mais escolhidos para explorar a criatividade e a reflexão.

“É admirável como os alunos levam o concurso com seriedade, o que nos leva a perceber que cada sementinha plantada através das atividades realizadas pela Controladoria tem surtido efeito contínuo em suas vidas. O envolvimento das escolas com o material desenvolvido pela Controladoria Geral da União em parceria com o Instituto Maurício de Souza, também permitiu que o entendimento das crianças e adolescentes sobre cidadania ampliasse. Os bons resultados adquiridos nos fez usar o material como base para o concurso, que possui uma estrutura lúdica e dinâmica de ensino”, concluiu Luana Kahara, auditora e diretora municipal de Transparência Pública.

A premiação elegeu os dois melhores estudantes de cada ano em cada categoria, além de contemplar também, de forma conjunta, a apresentação referente à categoria “Escola Cidadã”. Os critérios de escolha envolveram criatividade e originalidade do trabalho. Entre os prêmios entregues aos vencedores, estavam kits escolares com mochilas e fones de ouvido, além de materiais didáticos para o professor vencedor.