Controladoria / Transparência

3º Concurso de Desenho e Redação estimula cidadania e ética em estudantes

07/11/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

A Prefeitura de Cuiabá realiza, nesta terça-feira (08), a terceira edição do Concurso de Desenho e Redação. Idealizado e desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, a iniciativa acontecerá neste ano de forma diferente, compreendendo apenas uma única unidade pública de ensino. A mudança deu-se pelo fato de 2016 ser ano eleitoral. E em atendimento à Lei Federal n° 9.504/97 que estabelece normas para as eleições, bem como, em atendimento a  recomendações da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação,  que vetou determinadas atividades da Prefeitura de Cuiabá no período eleitoral, a CGM reformulou os moldes do evento excepcionalmente neste ano, tornando-o compacto.

“A princípio, nem iríamos realizar a edição de 2016, a fim de evitar qualquer entrave com a legislação eleitoral, mas nosso concurso não apenas é regulamentado por lei, como tem papel significativo na vida dos estudantes. Com isso em vista, faremos uma versão compacta, que vai atender apenas a Escola Rural de Educação Básica Novo Renascer, localizada na Zona Rural do bairro Pedra 90. Optamos por essa unidade considerando sua longa distância, que compromete seu envolvimento na maioria das atividades desenvolvidas pelo setor público. Além disso, ela compreende todas as turmas participantes do concurso, que corresponde do 1º ao 9º ano”, afirma Wesley Bucco, controlador-geral do município.

Neste ano, o tema do Concurso de Desenho e Redação será “Um Por Todos e Todos Por Um: pela Ética e Cidadania”. Por se tratar de uma versão compacta, a dinâmica do evento foi adaptada para ser realizada logo após o fim das eleições e em um único dia. Ao contrário das edições anteriores, em que professores e alunos possuíam um prazo determinado para encaminhar o material, neste ano todos os participantes da Escola Novo Renascer farão suas respectivas artes e textos ao longo do dia e a comissão avaliadora deliberará e premiará os vencedores no mesmo local.

“Dividiremos os participantes em dois períodos: os alunos do 1º ao 5º ano farão seus desenhos na parte da manhã, das 7h às 8h30, com premiação às 10h. Já os estudantes do 6º ao 9º realizarão a redação das 13h às 14h30, com premiação às 16h. Neste ano, cerca de 200 crianças participarão do concurso e devido ao contexto eleitoral, a premiação não contará com doações feitas pela Receita federal. Entre os prêmios, teremos kits escolares com mochilas, além de certificado”, conclui Luana Kahara, auditora e diretora municipal de Transparência Pública.

Assunto: 3º Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá
Data: Terça-feira, 08/11
Horário: A partir das 7h

Local: Escola Rural de Educação Básica Novo Renascer, localizada na estrada Rio dos Couros, KM 54, Bairro Fazenda Velha (Zona Rural do bairro Pedra 90).