08 de Dezembro de 2010 16h00

Votorantim Cimentos lança a pedra fundamental da Unidade Cuiabá

08/12/2010

Ângela Jordão/PMC

A Votorantim Cimentos realizou hoje (08-12) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, que marca o início da construção da nova unidade em Mato Grosso, batizada de Unidade Cuiabá, que será instalada entre os distritos do Aguaçu e da Guia. O evento contou com a presença do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - SMTDE, Dilemário Alencar, representando o prefeito de Cuiabá  Chico Galindo, do governador do estado, Silval Barbosa, e do presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka.

No dia 29 de outubro a empresa recebeu autorização da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA) para iniciar a construção da fábrica.  Atualmente as obras estão em fase de terraplenagem. O início da construção da fábrica está marcado para a segunda quinzena de janeiro de 2011.

Com capacidade para produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, a nova unidade irá dobrar a capacidade de fornecimento para a região metropolitana de Cuiabá, sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente a empresa conta com uma unidade em Nobres, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

A Unidade Cuiabá demandou um investimento de R$ 390 milhões e faz parte do plano de expansão da Votorantim Cimentos. Em todas as localidades em que atua, a Votorantim Cimentos implementa programas socioambientais que contribuem para  o desenvolvimento da população local.

O secretário Dilemário Alencar destacou que a  empresa recebeu incentivos da prefeitura de Cuiabá, por meio do programa Pró-Cuiabá. Durante cinco anos, a fábrica terá isenção de até 70% em vários tributos. “Em contrapartida, a empresa tem o compromisso de promover a geração de postos de trabalho, visando principalmente os moradores do entorno da fábrica. A empresa traz desenvolvimento econômico e social”, frisa Dilemário.

A Votorantim abriu inscrições para o programa de capacitação profissional “Futuro em Nossas Mãos”. O curso é desenvolvido em parceria com o Senai e tem como objetivo preparar profissionais para atuar na construção da fábrica. Ao todo serão oferecidas 575 vagas para os moradores dos distritos de Aguaçu e Guia. Outro programa oferecido pela empresa será o “Evoluir”, que capacitará jovens profissionais para operação na fábrica.

“A Votorantim Cimentos também desenvolverá na região o Conselho Comunitário, um canal de comunicação e relacionamento entre a empresa e as lideranças da comunidade. Dentro do Conselho estão previstas iniciativas que gerem negócios, emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento da região”, explicou o presidente da empresa, Walter Schalka.

“Quero transmitir a vocês a mensagem do prefeito Chico Galindo, de que Cuiabá está feliz, orgulhosa e honrada em receber a nova unidade da Votorantim. Este investimento é um reflexo do excelente momento de crescimento e desenvolvimento que vive nossa capital e Mato Grosso”, declarou Dilemário Alencar, em seu discurso durante a solenidade.

A construção da nova fábrica faz parte do projeto da Votorantim Cimentos para atender a crescente demanda, descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. Até o final de 2013 a empresa terá aumentado sua atual capacidade de produção de 27 para 42 milhões de toneladas por ano.